A proposta do vereador Djalma Pastorello (PSDB) de trocar a grafia de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado, por Foz do 'Iguassu' causou polêmica e não agradou aos internautas da Gazeta do Povo Online. Centenas de internautas participaram do Fórum, que entrou no ar às 13 horas de quinta-feira (18), e deram suas opiniões. A grande maioria acredita que a proposta não contribui para o fortalecimento do turismo na cidade.
A justificativa para a proposta de Pastorello, que vai ser discutida em uma audiência pública no dia 30, tem como objetivo fortalecer o turismo e resgatar a cultura da cidade. O vereador alega que a grafia com "ss" aproxima a palavra do idioma inglês, que não usa o "ç".
"Não se aumenta o turismo em função da grafia deste ou daquele atrativo. Estamos em uma região, cujo maior legado é a herança indígena que precisa ser preservada e mais divulgada", comentou o internauta e professor João Carlos Illenseer, do Curso de Hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
O corretor de imóveis, Olivier Silva dos Santos, também acredita que a grafia de um lugar não faz diferença. "Não é o nome que cativa e ou aguça o desejo dos turistas para conhecer Foz".
A brasileira Lyra Kispergher Pereira, que mora na França há dois anos, afirma que "são as nossas difrenças e particularidades culturais que atraem os estrangeiros para o turismo no Brasil. Ou seja, é interessante pra um estrangeiro conhecer o Brasil por tudo aquilo que ele não tem no país dele". E continua: "os argumentos que nas línguas mais faladas do mundo não têm o 'ç' e que a troca pelo 'ss' facilitaria o turismo são completamente falsos".
Abstênio da Silva Péricles lembra que outros países não mudam o nome dos lugares para que nós, os brasileiros, possamos entender melhor a localização. "Se os estrangeiros estão visitando o Brasil, devem respeitar nossa cultura", afirma.
FavoráveisMas há quem concorde com a proposta do vereador. "Podem até crtiticar a iniciativa, porém, a simples mudança com certeza trará mais tranqüilidade aos visitantes estrangeiros, bem como, facilitará a divulgação", salientou Marçal Roy Savaris.
Outro que concorda com a proposta é Alvirmar, que preferiu não colocar seu sobrenome. Diz ele: "Sim, concordo. Precisamos ser práticos e objetivos. É o mesmo fonema. Vamos facilitar e buscar o desenvolvimento do turismo para criarmos mais empregos e distribuirmos a renda. A mudança que representa desenvolvimento é sempre bem-vinda."
Claudio, que também não colocou o sobrenome, é outro favorável à mudança. "Mas essa medida é apenas um dos diversos itens que deveriam ser melhorados em Foz para que o turista seja bem recebido e que retorne ao seu país com uma boa imagem da nossa terra. Foz é mal sinalizada, as calçadas não seguem um padrão, falta um shopping center descente. Faltam ciclovias e parques para melhorar a qualidade de vida do cidadão. Tudo isso sem falar no aspecto de segurança, que é um dos principais problemas".