O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) realiza um levantamento sobre as condições e a utilização das ciclovias da cidade para elaborar um novo plano para ampliação da rede. Curitiba conta hoje com 119,68 quilômetros de vias para bicicletas. "As ciclovias começaram a ser construídas há 25 anos e não tinham o foco o transporte, eram voltadas mais para a ligação dos parques da cidade", informa a chefe do setor de Mobilidade Urbana do Ippuc, Maria Aparecida de Miranda Gonçalves, que está coordenando o estudo.
O grande desafio do Ippuc é encontrar uma solução para essa nova demanda das ciclovias. As principais regiões em que se localizam o comércio, escritórios e fábricas são bairros já consolidados, quase totalmente ocupados e com as ruas estruturadas. Não há espaço disponível para construir ciclovias nas calçadas. Uma das opções é a criação de faixas preferenciais de bicicletas nas ruas. No entanto, essa solução esbarra em um problema difícil de ser resolvido a curto prazo: a falta de educação de trânsito.
"Os motoristas não estão preparados para ver os veículos menores, como motocicletas e bicicletas", diz a aspirante Michelle Giovanella, do setor de Comunicação Social do BPTran.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora