Um dos jacarés que atraiu muitos curiosos ao Parque Barigui nas últimas três semanas foi capturado por volta das 12h30 desta quarta-feira (21). Três profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Curitiba atuaram na captura, que durou apenas alguns minutos.
Depois de preso, o animal foi levado para o zoológico da cidade e, de acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, ele está bem e sem nenhum tipo de ferimento. Porém, em imagens feitas após a captura, é possível notar alguns ferimentos causados durante a captura. Apelidado de "Jack" por internautas, o jacaré preso tem entre três e quatro anos, mede 1,70 metro e pesa cerca de 120 quilos.
Segundo o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da SMMA Alfredo Vicente de Castro Trindade, o processo de captura foi tranquilo. "Ele estava em uma parte rasa do lago quando foi preso. A maior dificuldade era porque tinha muito trânsito de pessoas, ciclistas, no local, o que o deixava meio agitado. Mas não tivemos dificuldades."
Conforme o diretor, o destino do animal será definido nos próximos dias. Decisão que será tomada em conjunto com o Instituo Brasileiro do Meio-Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). "Agora vai ser discutido se ele fica no zoológico ou se vai para um ambiente definido pelo Ibama." A equipe da secretaria permanecerá no local, pois outro jacaré, encontrado no dia 30 de outubro no mesmo parque, ainda precisa ser capturado.
O internauta Rafael Gomes flagrou a captura do jacaré na tarde desta quarta-feira (21) e postou o vídeo no site YouTube. Confira:
Flagrou imagens do jacaré? Então envie para o e-mailpautagpol@gazetadopovo.com.br
Fama
O jacaré capturado nesta quarta-feira no Parque Barigui ganhou notoriedade no dia 27 de outubro, quando a advogada Tiane Melo, que passava pelo local, fotografou o animal cruzando a pista usada por ciclistas e pedestres por volta das 16h30 e depois publicou a imagem no Facebook.
Após a fama repentina, a área do entorno do lago, próximo à entrada do parque pela Rua Doutor Aluízio França, foi bloqueada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente com fitas de isolamento. Guardas municipais orientavam os usuários a não passar pelo caminho interditado nem se aproximar dos répteis.
Mesmo assim, no último fim de semana, uma equipe da RPC-TV chegou a flagrar usuários do parque segurando um dos jacarés pela cauda. No YouTube, há alguns vídeos postados por frequentadores do Barigui, que se aproximaram bastante dos animais para tomar as imagens. Um deles foi gravado há duas semanas pelo guarda municipal Isaías Gonçalves, em uma tarde em que ele estava de folga. Clique aqui e assista ao vídeo.
Tradição
A aparição dos jacarés no parque Barigui, apesar de curiosa, não é inédita. Em 2007, pelo menos três deles eram vistos com frequência no local. Um deles chegou a atacar um cão. Depois disso, a prefeitura decidiu capturar os jacarés e retirá-los do parque.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, a última vez que um jacaré foi retirado do Barigui foi em 2009. Na ocasião, um espécime de grande porte - que ficou conhecido como "Jacaré do Barigui" - foi capturado e encaminhado ao Zoo de Curitiba, onde permanece até hoje. (Veja crônica publicada pelo jornalista Célio Martins sobre o assunto)
Segundo a Secretaria, posteriormente houve aparições de outros jacarés no Barigui, mas estes não foram pegos pelas autoridades.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora