O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta quarta-feira (3) que a Polícia Federal vai fazer o recolhimento de DNA dos familiares dos ocupantes do voo AF 447, da Air France, que ia do Rio de Janeiro para Paris, que caiu no Oceano Atlântico na noite de domingo (31), com 228 pessoas a bordo.
"Este trabalho está sendo feito pela Polícia Federal. Estamos primeiro indo pela localização do setor e depois a busca de material genético será feita a medida que iniciar a descoberta de corpos", disse o ministro.
O subchefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, coronel Jorge Amaral, disse, em entrevista na manhã, que foram encontrados quatro novos pontos com destroços que podem ser o Airbus.
De acordo com Amaral, às 3h40 desta madrugada, uma aeronave R-99 localizou, a 90 quilômetro ao Sul da região inicialmente coberta pelas buscas, uma peça de sete metros de diâmetro, dez objetos, sendo alguns metálicos, e uma mancha de óleo que teria chegado a 20 quilômetros de extensão. Os novos destroços foram localizados em uma nova área vasculhada, de cinco quilômetros.
Depois da entrevista, a Aeronáutica divulgou as primeiras imagens das buscas pelo avião. Jorge Amaral afirmou que a Aeronáutica ainda não tem confirmações de que os objetos tenham símbolos que os identifiquem como patrimônio da Air France. Quanto ao objeto de sete metros de diâmetro encontrado, ele disse que pode ser uma parte da cauda da aeronave. "Pode ser a lateral, um pedaço de aço ou qualquer parte da fuselagem ou cauda", destacou. O coronel acrescentou que a Aeronáutica continua trabalhando com a possibilidade de haver sobreviventes do acidente e garantiu que, até o momento, nenhum corpo foi encontrado no Oceano Atlântico.
Os materiais localizados no mar serão levados em um primeiro momento para Fernando de Noronha (PE) e depois para o Recife. Segundo Amaral, é possível que o centro de investigações de acidentes aéreos francês, responsável pela investigação do acidente, queira levar materiais para a França.
No total, 11 aeronaves da Aeronáutica estão percorrendo a área de busca. Elas saem de Natal e Fernando de Noronha.
A Air France diz que deve divulgar ainda nesta quarta a lista com os nomes dos ocupantes do voo 447.
- Parentes de vítimas formam comissão para acompanhar investigações
- Veja nomes de passageiros do voo AF 447, segundo familiares e empresas
- Pais festejariam aniversário, conta advogado
- Aeronáutica nega que tenham sido encontrados corpos na área do desastre
- Aeronáutica diz que localizou peça de sete metros de diâmetro
- Air France agora diz não ter previsão para liberar lista
- Airbus enviou sinais automáticos de pane por 4 minutos
- Franceses dizem ser improvável achar caixas-pretas
- FAB encontra mais destroços, inclusive peça de sete metros
- Porta-voz francês confirma que destroços são do A330
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora