A penitenciária federal de Catanduvas, no Oeste do Paraná, recebeu na manhã desta segunda-feira (27) a visita de quatro juízes ligados às Varas Criminais da Justiça Federal de Curitiba. Os magistrados estiveram no estabelecimento para conhecer as instalações físicas e os procedimentos para o funcionamento do local. Segundo o Ministério da Justiça, os juízes fazem parte da Seção de Execução Penal Federal, responsável por autorizar as movimentações que acontecem no presídio e analisar os pedidos de transferência. A penitenciária federal de Catanduvas é a primeira das cinco unidades que irão compor o Sistema Penitenciário Federal, previsto em lei desde 1984 e implementado este ano. A unidade foi inaugurada no dia 23 de junho, com capacidade para abrigar 208 presos de alta periculosidade, em celas individuais.
Menos um
O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) informou que retornou para um presídio estadual do Pará um preso que estava em Catanduvas. A transferência foi feita na sexta-feira (24) em aeronave comercial.
De acordo com o Depen, o preso recebeu alvará de soltura referente ao processo que o enquadrava como de alta periculosidade, fato que justificava sua permanência na Penitenciária Federal. O detento recebeu o benefício de responder a esse processo em liberdade, porém ainda se encontra na condição de réu preso.
O presídio de Catanduvas conta agora com 89 presos.
Escalada internacional do embate entre Moraes e direita evoca sanções inéditas ao juiz
Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Congressistas dos EUA votam proposta que pode barrar entrada de Moraes no país
Mudanças em ministérios indicam guinada do governo para petismo ideológico
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora