A Justiça de São Paulo concedeu redução de pena ao estudante que decepou braço de ciclista em atropelamento na Avenida Paulista, em 2013, e jogou o membro em um córrego.

CARREGANDO :)

Em decisão de quarta-feira (30), divulgada na segunda-feira (4), o Tribunal de Justiça estabelece que a pena de Alex Siwek, que era de seis anos de detenção em regime semiaberto, cinco anos de suspensão da carteira de motorista e o pagamento de 60 salários-mínimos, seja agora de dois anos de detenção em regime aberto, oito meses de suspensão da habilitação para dirigir e o pagamento de dez salários mínimos.

Na prática, a pena será ainda menor, porque a decisão do TJ substitui o período de detenção por prestação de serviços à comunidade e o pagamento de 50 salários mínimos.

Publicidade

O caso

Em março de 2013, o estudante de psicologia Alex Siwek atropelou, no começo da manhã de um domingo, o limpador de vidros David Sousa, que pedalava na ciclofaixa que estava sendo montada com cones na Av. Paulista.

O impacto decepou e jogou para dentro do carro o braço de Sousa. O motorista fugiu sem prestar socorro e jogou o membro em córrego na Avenida Ricardo Jafet. Siwek foi preso em caráter preventivo, mas libertado após 12 dias.

Em 2014, o estudante foi condenado a seis anos de detenção, suspensão da CNH e pagamento de salários-mínimos, mas recorreu em liberdade e agora teve a pena reduzida. Na época do atropelamento, Sousa chegou a dizer que perdoava o motorista, mas que esperava uma punição “severa”.