Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba

Justiça determina fechamento de marcenaria por poluição sonora

Uma marcenaria situada no bairro Umbará, em Curitiba, teve suas atividades suspensas pela Justiça na última segunda-feira (14). A decisão acata os argumentos de uma ação civil pública movida pela Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente, do Ministério Público do Paraná (MP-PR), que denunciou o excesso de ruído produzido no estabelecimento. O despacho é da juíza Ana Paula Becker, substituta da 15.ª Vara Cível de Curitiba. Ela também determinou que o local fosse lacrado.

As investigações do MP-PR tiveram início em 2012, quando o órgão recebeu uma denúncia anônima de um morador da região. Na queixa, ele reclamava do barulho e da perturbação do sossego causados pelo maquinário utilizado na marcenaria.

Ao apurar a denúncia, a Promotoria descobriu que o estabelecimento funcionava sem o licenciamento ambiental necessário para a atividade, emitido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). Segundo o MP, o local também não possuía certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros, nem alvará para comércio varejista de móveis e reparos, concedido pela Secretaria de Urbanismo.

Diante da constatação da ausência da documentação necessária, a SMMA emitiu um auto de infração pelo desenvolvimento de atividade potencialmente poluidora e sem o devido licenciamento ambiental. Posteriormente, de acordo com a Promotoria, a Secretaria Municipal de Urbanismo averiguou também que a solicitação de licenciamento ambiental realizada pela empresa havia sido indeferida.

Nova vistoria realizada após os posicionamentos da administração municipal verificou que o estabelecimento continuava a desenvolver suas atividades, o que motivou a lavratura de um auto de embargo pela prefeitura.

Porém, mesmo após as ações adotadas pelo município e uma multa de R$ 6.000, o MP-PR constatou que a marcenaria não tinha encerrado as atividades e, por esse motivo, solicitou na Justiça a paralisação imediata das atividades da marcenaria.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.