As justificativas do governo para o apagão que deixou 18 estados sem energia elétrica na terça-feira (10) são as mesmas do blecaute de março de 1999, quando dez estados ficaram sem energia
Em ambos os episódios, as causas apontada foram raios no interior de São Paulo afetaram linhas de transmissão de energia.
Em 1999, a entrevista coletiva das autoridades para explicar o apagão ocorreu 20 horas após o episódio. Nesta quarta (11), 21 horas depois.
Confira abaixo as declarações das autoridades em março de 1999 e em novembro de 2009:
> Clima
Março 1999
"A queda de um raio é fato excepcional portanto não há porque duvidar do sistema elétrico brasileiro. É extremante raro de acontecer, mas lamentavelmente aconteceu." (Rodolpho Tourinho, ministro de Minas e Energia)
Novembro 2009
"Tanto o operador, como Furnas, como todos chegaram à conclusão de que o que aconteceu foram descargas atmosféricas, ventos e chuvas muito fortes na região de Itaberá, em São Paulo, o que provocou um curto cuircuito em três circuitos que levam as linhas de transmissão de Itaipu para Itaberá" (Edison Lobão, ministro de Minas e Energia)
> Transmissão
Março 1999
"Itaipu está bastante carregada porque estamos economizando a água das bacias do Paraná (...). Com o desligamento de Itaipu, 10 mil megawatts do sistema, que exigia 35 mil megawatts, foram deixados de ser disponibilizados. Isso provocou reação em cadeia e o desligamento funcionou como efeito dominó." (Mário Soares, presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS)
Novembro 2009
"Temos o sistema todo interligado. Nesses sete anos [de governo], em termos de linhas de transmissão, fizemos 30% de tudo que já foi feito" (Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República)
> Apagão contornável
Março 1999
"Riscos de apagões têm permanentemente em qualquer sistema desse porte." (Firmino Sampaio, presidente da Eletrobras)
Novembro 2009
"Não é propriamente a minha área de atuação, mas podemos dizer que isso foi um microproblema, perto das grandes questões que já foram solucionadas pelo governo no país" (Tarso Genro, ministro da Justiça)
> Itaipu
Março 1999
"Absolutamente não [Itaipu não teve culpa]. Itaipu desativou as máquinas porque caiu o sistema e a transmissão e aí as máquinas desligaram automaticamente." (Euclides Scalco, presidente de Itaipu)
Novembro 2009
"Nunca tinha acontecido [o problema em] cinco grandes linhas de transmissão de maneira simultânea. A caída da totalidade foi a primeira vez. Tirar 14 mil megawatts de potência de um segundo para outro causa um desconforto enorme ao sistema" (Jorge Samek, diretor-geral de Itaipu)
- Região de Itaberá registrou mais de 70 raios na noite do apagão
- Apagão foi provocado por raios, chuva e vento fortes, diz Lobão
- Termoelétricas não poderiam ser usadas para compensar apagão
- Epicentro do apagão, Itaberá permaneceu iluminada à noite
- Fontes da CIA afirmam que ataques de hackers já provocaram dois apagões no Brasil
- País deixou de usar 50% do que consome em energia
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora