• Carregando...
 | Hugo Harada/Gaezta do Povo
| Foto: Hugo Harada/Gaezta do Povo

Em quase cem anos de história, a Gazeta do Povo faz parte da história do Paraná. E muitos leitores e assinantes do jornal mantêm os mesmos costumes - ter a edição impressa como companheira no café da manhã para se atualizarem sobre as principais informações de Curitiba, do estado, do Brasil e do mundo. Mas uma nova iniciativa agora tenta aproximar a “velha guarda” do jornal da plataforma digital do periódico - atualizada minuto a minuto.

Na tentativa de incluir os cerca de 7 mil assinantes que ainda não fizeram o login no site da Gazeta do Povo, o jornal montou uma aula para leitores entre 60 e 70 anos com a intenção de ensinar e mostrar as facilidades de se atualizar no meio digital.

O “curso” foi realizado em parceria com a Universidade da Maturidade da Universidade Positivo, e o resultado não poderia ter sido melhor: além de saírem da aula com o login, senha e todas as informações da Gazeta digital, os assinantes puderam se atualizar enquanto aprendiam coisas novas.

A professora aposentada Reny Bispo de Jesus, 63 anos, foi até a aula curiosa com o que iria encontrar. Na aula, pode aprender como acessar todos os conteúdos na tela do computador, além de conhecer as vantagens de quem lê o jornal digital.

Assinante da Gazeta do Povo há mais de 20 anos, quando veio morar em Curitiba com os filhos, a professora se diz uma apaixonada pelo papel. “Eu adoro. Sento, leio com calma e grifo tudo o que eu gosto”, conta. Mas, assim como todas as mudanças que enfrentou na vida, diz estar curiosa para começar a acessar o conteúdo em tempo real. “Eu sou muito curiosa. É muito interessante saber de tudo enquanto as coisas acontecem”, afirmou.

Reny diz que aprender é algo que sempre considerou importante na vida e mudar nunca foi um problema para ela já que, depois de aposentada, deixou o ensino de química para aprender literatura e poesia, uma de suas paixões. “É como diz minha filha. A vida muda e a gente precisa aprender a mudar com ela”, brincou.

Hugo Harada/Gaezta do Povo

Aprendizado além do site

O também professor Miguel Mansur Aisse, também de 63 anos, se diz um acumulador - tem biblioteca e guarda todas as reportagens do papel por categorias. Desde artigos de opinião, da história do Paraná passando pela economia e fatos importantes da cidade, está tudo arquivado. “Eu adoro o papel, guardo tudo. Mas nada me impede a agregar o jornal online na minha rotina, que começa com a leitura do jornal no café da manhã”, contou o professor universitário, que diz conviver com a Gazeta do Povo há mais de 40 anos, quando a mãe assinava em sua casa.

Quando casou e se mudou, ele também começou a assinar a Gazeta - tradição que mantém há, pelo menos, 26 anos. “É uma grande fonte de informação do Paraná”, comentou.

Mas, durante a aula, Miguel deu um passo a mais - saiu com o aplicativo da Gazeta do Povo instalado no celular para poder acessar o conteúdo do jornal onde esteja. “Cinco anos atrás eu não queria nem saber de smartphone. Hoje, acho que seria difícil se acostumar sem ele. Agora, vou acompanhar a Gazeta também pelo celular”, disse.

Quer assinar a Gazeta do Povo?

Para assinar a Gazeta do Povo - seja ela impressa, digital ou nas duas plataformas, ligue para 3321- 8686 ou acesse o portal de assinaturas pela internet. Ao se tornar assinante, você também pode fazer parte do Clube Gazeta do Povo, um programa que dá prêmios, vantagens e descontos exclusivos.

Hugo Harada/Gaezta do Povo
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]