Foi lançado, nesta terça-feira (25), o edital de licitação para o primeiro trecho de obras da Linha Verde Norte, que vai do Jardim Botânico ao Tarumã, em Curitiba, num trecho de cerca de dois quilômetros. A rodovia BR-116 será transformada em avenida e corredor de transporte, nos mesmos moldes do que foi feito na Linha Verde Sul. O valor máximo da licitação é de cerca de R$ 52 milhões. A obra é financiada pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pela prefeitura.
O primeiro trecho de obras prevê reformas em seis dos 11 bairros por onde passa a Linha Verde Norte e deve começar até o fim deste ano. Estão previstas as trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães e a ampliação do viaduto da Avenida Afonso Camargo, com a construção da Estação Jardim Botânico sobre o viaduto. Além disso, serão realizadas obras de drenagem, canaletas para ônibus, pistas marginais e locais paralelas à via exclusiva para ônibus, nova sinalização, iluminação reforçada, ciclovia, calçadas e paisagismo.
Obras
Os bairros que serão afetados pela primeira fase das obras são Jardim Botânico, Jardim das Américas, Cajuru, Cristo Rei, Capão da Imbuia e Tarumã. Nesta fase não serão incluídas as obras da Victor Ferreira do Amaral, que entrará em outras etapas dos trabalhos.
A primeira das sete trincheiras que estão previstas para o trecho já começou a ser construída e vai ligar o Bacacheri ao Bairro Alto, entre as ruas Gustavo Rattman e José Zgoda. A conclusão da trincheira é que vai viabilizar as obras no trecho, porque ela servirá de desvio para os motoristas.
Além das trincheiras das ruas Roberto Cichon e Agamenon Magalhães, que formarão um binário, outra trincheira terá a mesma função. Localizada entre as estações Vila Olímpica e Fagundes Varela, a trincheira será vinculada a um binário, formado pelas ruas Fagundes Varela e José Maldonado com a Rua Bento Ribeiro. Um terceiro sistema binário completa as obras: é o das ruas Tietê e Mucuri, que será vinculado à Estação Solar.
Também estão previstas obras para construção de trincheiras no Tarumã, Atuba e Bairro Alto. Os viadutos das avenidas Victor Ferreira do Amaral e Affonso Camargo serão ampliados.
Haverá nove estações-tubo neste trecho e três PUC, UFPR e Avenida das Torres já têm a infraestrutura implantada. O trabalho foi realizado durante as obras da Linha Verde Sul. As estações Jardim Botânico, no cruzamento com a Avenida Affonso Camargo, e Tarumã, no cruzamento com a Avenida Victor Ferreira do Amaral, terão integração vertical. Os ônibus poderão passar por baixo e por cima, o que justifica a necessidade de alargamento dos viadutos.
Licitações
O financiamento da AFD terá três licitações e a expectativa da prefeitura é lançar mais um edital ainda em 2010, que deve abranger as obras entre a Avenida Victor Ferreira do Amaral até o bairro Atuba. Ao todo, serão reformados oito quilômetros na Linha Verde Norte. As obras devem ser concluídas entre 2012 e 2013 e tornarão a Linha Verde a maior avenida de Curitiba, com 18 quilômetros de extensão, interligando 20 bairros.
O edital de licitação está disponível no site da prefeitura de Curitiba.