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Transporte

Ligeirão Norte desativa estações Joaquim Nabuco e Antônio Lago

Devido às obras de implantação do Ligeirão Norte, as estações-tubo Joaquim Nabuco e Antônio Lago foram desativadas temporariamente em ambos os sentidos nesta segunda-feira (25) | Daniel Castellano / Agência de Noticias Gazeta do Povo
Devido às obras de implantação do Ligeirão Norte, as estações-tubo Joaquim Nabuco e Antônio Lago foram desativadas temporariamente em ambos os sentidos nesta segunda-feira (25) (Foto: Daniel Castellano / Agência de Noticias Gazeta do Povo)

As estações-tubo Joaquim Nabuco e Antônio Lago foram desativadas temporariamente em ambos os sentidos nesta segunda-feira (25) devido ao projeto de implantação do Ligeirão Norte, expresso que percorrerá trajeto entre o bairro Santa Cândida e a Estação Bento Viana, em Curitiba. As duas estações estão localizadas na Avenida Paraná, entre os bairros Bacacheri, Boa Vista e Santa Cândida, e servem como ponto de embarque e desembarque para passageiros do expresso Santa Cândida-Capão Raso.

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) informa que os usuários dessas estações-tubo desativadas devem utilizar a estação Fernando de Noronha ou os terminais Santa Cândida e Boa Vista.

Segundo a Urbs, a desativação destes pontos – prevista para durar noventa dias – é necessária para dar continuidade ao projeto de implantação do Ligeirão Norte, iniciado em maio de 2011. Durante esse período, serão realizadas obras de pavimentação e concretagem da pista, desalinhamento das estações (realocar os tubos alguns metros um do outro para alargar a canaleta e formar uma terceira faixa por onde os Ligeirões poderão ultrapassar os biarticulados que estiverem parados nas estações), além de recuperação dos tubos.

Outras estações desativadas

Fora os tubos da Avenida Paraná, também se encontram desativadas para obras as estações Coronel Dulcídio e Alferes Poli, localizadas na Avenida Sete de Setembro. O prazo inicial era de que estes pontos voltassem a operar no final deste mês, mas, devido a atrasos nas obras, a previsão foi transferida apenas para a última semana de abril.

Após a finalização das obras nestes pontos, a estação Osvaldo Cruz, também em obras na Sete de Setembro, voltará a receber embarques e desembarques normalmente. Para a estação Bento Viana, na mesma avenida, não há, no entanto, cronograma de finalização de obras por causa da polêmica travada junto a moradores da Praça do Japão, que, inicialmente, teria de ser modificada por causa do projeto de transporte.

Na semana passada, as estações Bom Jesus, Holanda, Constantino Marochi e Fernando de Noronha, que estava desativadas pelo mesmo motivo, voltaram a funcionar.

Sem data para acabar

Inicialmente previstas para serem finalizadas em abril deste ano, as obras de implantação do Ligeirão Norte só deverão estar prontas após fevereiro de 2014.

Segundo a gestora de mobilidade urbana da Urbs, Olga Mara Prestes, a empreiteira responsável pela obra realiza um novo estudo técnico para estipular um novo cronograma, mas os prazos ainda não foram redefinidos.

O que se sabe é que o Ligeirão passará por oito pontos: as estações Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Osvaldo Cruz e Bento Viana, além dos terminais Santa Cândida, Boa Vista e Cabral. Em cada um destes, o passageiro poderá embarcar ou descer, fazendo integração com outras linhas disponíveis.

A linha corresponderá a um trecho de cerca de 11 quilômetros, que devem ser percorridos em 25 minutos menos que o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso. A Urbs estima que 50 mil passageiros por dia vão usar o Ligeirão Norte. O projeto da obra orçava as adequações em R$ 10 milhões.

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