Devido às obras de implantação do Ligeirão Norte, as estações-tubo Joaquim Nabuco e Antônio Lago foram desativadas temporariamente em ambos os sentidos nesta segunda-feira (25)| Foto: Daniel Castellano / Agência de Noticias Gazeta do Povo

As estações-tubo Joaquim Nabuco e Antônio Lago foram desativadas temporariamente em ambos os sentidos nesta segunda-feira (25) devido ao projeto de implantação do Ligeirão Norte, expresso que percorrerá trajeto entre o bairro Santa Cândida e a Estação Bento Viana, em Curitiba. As duas estações estão localizadas na Avenida Paraná, entre os bairros Bacacheri, Boa Vista e Santa Cândida, e servem como ponto de embarque e desembarque para passageiros do expresso Santa Cândida-Capão Raso.

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A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) informa que os usuários dessas estações-tubo desativadas devem utilizar a estação Fernando de Noronha ou os terminais Santa Cândida e Boa Vista.

Segundo a Urbs, a desativação destes pontos – prevista para durar noventa dias – é necessária para dar continuidade ao projeto de implantação do Ligeirão Norte, iniciado em maio de 2011. Durante esse período, serão realizadas obras de pavimentação e concretagem da pista, desalinhamento das estações (realocar os tubos alguns metros um do outro para alargar a canaleta e formar uma terceira faixa por onde os Ligeirões poderão ultrapassar os biarticulados que estiverem parados nas estações), além de recuperação dos tubos.

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Outras estações desativadas

Fora os tubos da Avenida Paraná, também se encontram desativadas para obras as estações Coronel Dulcídio e Alferes Poli, localizadas na Avenida Sete de Setembro. O prazo inicial era de que estes pontos voltassem a operar no final deste mês, mas, devido a atrasos nas obras, a previsão foi transferida apenas para a última semana de abril.

Após a finalização das obras nestes pontos, a estação Osvaldo Cruz, também em obras na Sete de Setembro, voltará a receber embarques e desembarques normalmente. Para a estação Bento Viana, na mesma avenida, não há, no entanto, cronograma de finalização de obras por causa da polêmica travada junto a moradores da Praça do Japão, que, inicialmente, teria de ser modificada por causa do projeto de transporte.

Na semana passada, as estações Bom Jesus, Holanda, Constantino Marochi e Fernando de Noronha, que estava desativadas pelo mesmo motivo, voltaram a funcionar.

Sem data para acabar

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Inicialmente previstas para serem finalizadas em abril deste ano, as obras de implantação do Ligeirão Norte só deverão estar prontas após fevereiro de 2014.

Segundo a gestora de mobilidade urbana da Urbs, Olga Mara Prestes, a empreiteira responsável pela obra realiza um novo estudo técnico para estipular um novo cronograma, mas os prazos ainda não foram redefinidos.

O que se sabe é que o Ligeirão passará por oito pontos: as estações Passeio Público, Central, Eufrásio Correia, Osvaldo Cruz e Bento Viana, além dos terminais Santa Cândida, Boa Vista e Cabral. Em cada um destes, o passageiro poderá embarcar ou descer, fazendo integração com outras linhas disponíveis.

A linha corresponderá a um trecho de cerca de 11 quilômetros, que devem ser percorridos em 25 minutos menos que o biarticulado Santa Cândida/Capão Raso. A Urbs estima que 50 mil passageiros por dia vão usar o Ligeirão Norte. O projeto da obra orçava as adequações em R$ 10 milhões.