O trabalho de limpeza das casas e ruas de São Luiz do Paraitinga, a 182 quilômetros de São Paulo, devastada por uma enchente após forte chuva no dia 1º de janeiro deste ano, deve ser finalizado em um prazo de oito a dez dias, segundo informou nesta quarta-feira (6), José Carlos Rodrigues, coordenador da Defesa Civil da cidade.
Nesta manhã, pelo menos dez caminhões circulavam pelas áreas acessíveis recolhendo móveis danificados pela água e deixados em frente às casas pelos moradores. Depois, será a vez de recolher o entulho, como pedaços de telha, madeira e árvores. Cidade pequena, desacostumada com o tráfego de caminhões, São Luiz do Paraitinga sofria com um pequeno congestionamento em sua entrada nesta manhã.
De acordo com Rodrigues, nesta quarta, a prefeitura e a Defesa Civil, além de recolher os móveis e iniciar a limpeza das ruas com água, dará prosseguimento a vistoria das casas que foram interditadas.
Até o momento, entre segunda e terça-feira, 400 imóveis receberam a visita dos técnicos e engenheiros da defesa civil. Destes, 250 foram liberados. Os outros 150 seguem interditados por estarem em áreas de risco ou terem sofrido abalos em sua estrutura. A Defesa Civil não precisou quantos imóveis ainda precisam ser vistoriados, mas disse que o trabalho deve ser finalizado até o fim da semana. Por volta das 9h, uma equipe com 12 pessoas já estava nas ruas fazendo o trabalho.
Apesar de o nível da água já ter baixado bastante, a situação ainda é complicada no município. Muitas pessoas não conseguiram voltar a dormir em suas casas mesmo liberadas, pois precisam fazer a limpeza. Em alguns locais, água chegou ao teto dos imóveis.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora