A partir desta terça-feira (1º) os agentes de controle de endemias de Londrina terão respaldo legal para entrarem em qualquer imóvel onde seja identificado um foco do mosquito da dengue, mesmo que o proprietário não autorize. O ingresso forçado é apenas uma das medidas decorrentes do anúncio do prefeito Barbosa Neto, que decretou, no final da tarde desta segunda (31), estado de emergência na saúde.

CARREGANDO :)

O procurador do município, Fidélis Canguçu, explicou que quem não permitir a entrada dos agentes estará cometendo um crime. "Os agentes terão garantias de livre acesso. Quem não colaborar estará incorrendo no crime de desobediência, e colocando em risco a saúde pública". Entre as outras ações a serem tomadas pela prefeitura estão a convocação dos servidores que estão cedidos ou deslocados em outros órgãos e a solicitação de reforço financeiro e de pessoal, tanto do estado como da união.

"O objetivo é salvaguardar a população e impedir que a dengue se alastre. O governo reconhece que estamos passando por uma situação excepcional, onde há um claro risco na saúde pública e uma grande possibilidade de epidemia", alerta o procurador, dizendo que "o risco é real". "As campanhas parecem não ser suficientes. O investimento constante na prevenção da dengue não está surtindo efeito. É preciso, então, tomar atitudes mais concretas".

Publicidade

Para a diretora da 17ª Regional de Saúde, Djamedes Maria Garrido, a situação crítica não é novidade. "Faz tempo que nós estamos comunicando o município sobre os índices de infestação. A situação está realmente crítica, quase insustentável, e até agora o município não tinha tomado uma atitude forte para combater a doença". A região que precisa de maior atenção, segundo Djamedes, é a zona leste de Londrina. "Lá estão os maiores índices de infestação, lá estão os maiores índices de positividade, que é quando um caso notificado é confirmado. Essa região precisa de um cuidado urgente".

A secretária municipal de Saúde, Ana Olympia Dornellas, foi procurada pela reportagem do JL para explicar quais serão as ações a serem tomadas pelo município, mas não foi encontrada.

Números da dengue

Nesta segunda (31) a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) divulgou um boletim com os números parciais da infestação da doença no Paraná. A região de Londrina continua liderando os números de casos notificados. Até o último dia 28, foram notificados 1.164 casos de dengue somente na cidade de Londrina. Foram confirmados 142 casos autóctones, de pessoas que contraíram a dengue na cidade, e 2 casos de pessoas que chegaram à cidade já com a doença. Se forem somados os dados dos outros 20 municípios que compõem a regional, o número de notificações sobe para 1.848. Jacarezinho contabiliza o maior número de casos confirmados da doença no estado. Ao todo, 197 pessoas contraíram a dengue no município. Em todo o Paraná já foram notificados 3.484 casos suspeitos de dengue. Já são 390 pessoas infectadas pela doença no estado.

Novo anúncio

Publicidade

A sala de situação, criada pela SESA para monitorar os casos de dengue no estado vai atualizar os dados da infestação da doença no Paraná na próxima terça-feira (01). Os dados informados no boletim desta segunda (31) estavam atualizados até o dia 28. A tendência é que o número de casos notificados e confirmados aumente.