Atualizado às 20h39
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta das 20h ao Estação Embratel Convention Center, no Centro de Curitiba, onde participa do encerramento do Fórum Futuro 10 Paraná. O presidente, ao lado do governador do estado Roberto Requião, saiu do hotel Rockfeller por volta de 19h55.
Na saída do hotel, a ponta-grossense Silmara dos Santos, 32 anos, pediu aos assessores do presidente Lula e conseguiu tirar uma foto ao lado de Lula. Silmara é membro da Associação Ponta-Grossense de Esportes para Deficientes Físicos. Ela está hospedada no hotel em Curitiba para participar de fórum sobre saúde. Perguntada sobre o escândalo do mensalão no governo Lula, Silmara disse que as pessoas que cercam o presidente são ruins. "Ele não sabia desse mensalão", acredita Silmara.
Durante o evento, o presidente Lula vai receber uma cópia do documento elaborado por lideranças paranaenses que participaram das oito etapas regionais do evento. A cerimônia será acompanhada por aproximadamente 2 mil pessoas, na sala Poty.
Agenda do eventoSegundo a agenda oficial do evento, o presidente Lula, por 30 minutos, ficará reunido numa sala com lideranças locais. Após este encontro, o vice-presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Mariano Lemanski fará a abertura da solenidade. Em seguida quem deve falar é o presidente da Federação do Comércio, Darci Piana. Logo após será a vez do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, seguido do governador Roberto Requião. O presidente Lula é o último a falar e encerra o fórum.
FórumIniciativa da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) - Gazeta do Povo em parceria com 11 instituições, o fórum reuniu, desde julho, 5.070 representantes empresariais, sociais e políticos para debater idéias para o desenvolvimento do estado.
PresençaAlém do presidente Lula e do governador do Paraná, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, participa do evento. O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), será representado pelo seu vice, Luciano Ducci (PSB). Richa, segundo sua assessoria, está viajando por países da Europa e deve voltar nesta quinta-feira (1).
DesembarqueO avião que trouxe o presidente Lula pousou no aeroporto Afonso Pena em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, por volta de 18h. Requião foi receber o presidente na pista, onde os dois conversaram por poucos minutos.
Requião e Lula saíram pelo setor de terminal de cargas evitando a imprensa. Os dois estiveram reunidos, por cerca de cinco minutos, numa sala reservada do aeroporto.
Depois de 15 minutos do desembarque, o presidente e o governador deixaram o aeroporto com destino ao hotel Rockfeller, onde o presidente Lula descansou.
EscoltaQuinze carros da segurança particular do presidente Lula, dez carros e dez motos da Polícia Militar acompanharam o carro do presidente pelas ruas de Curitiba.
AtrasoA chegada do presidente Lula a Curitiba, que estava prevista para as 17h desta quarta-feira, atrasou uma hora. De acordo com a assessoria do gabinete presidencial, Lula embarcou por volta de 17h no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, na região Oeste do estado, com destino a capital do estado. O motivo do atraso não foi informado, mas a assessoria acredita no atraso de agenda.
O presidente Lula, acompanhado de dez ministros, entre eles, o ministro da Fazenda Antônio Palocci, esteve nesta quarta em Foz do Iguaçu. A comitiva brasileira participou das comemorações dos 20 anos da assinatura da Declaração de Iguaçu, um acordo de cooperação entre Brasil e Argentina.
Veja em vídeo como foi o dia do presidente Lula no Paraná.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora