Brasília O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial no país nos próximos três dias, por causa do acidente com o avião da TAM, ocorrido ontem.
"Foi com grande consternação que recebi a notícia do acidente envolvendo um Airbus da TAM no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Quero manifestar minha solidariedade aos parentes das vítimas e assegurar à sociedade brasileira que todas as investigações necessárias serão feitas a fim de esclarecer as causas dessa terrível tragédia. Em sinal de pesar pelas vítimas, decretei luto oficial no país nos próximos três dias", disse o presidente em nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
Em coletiva imprensa, o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica (Cenipe) foi convocado para iniciar as investigações a respeito do acidente imediatamente.
Ele afirmou ainda as medidas a serem tomadas pelo governo "dependerão de uma investigação séria que chegue a conclusões sobre quais foram realmente as causas do acidentes".
Durante a noite de ontem, o presidente esteve reunido, no Palácio do Planalto, com os ministros da Defesa, Waldir Pires; da Casa Civil, Dilma Rousseff; de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia; e da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, para acompanhar o desenrolar da situação. "O presidente está 100% atento e acompanhando a situação", disse o porta-voz.
Baumbach informou, ainda, que o presidente Lula cancelou sua agenda externa para os próximos dias, a qual incluía viagens aos estados do Sul para anunciar investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em áreas de saneamento e urbanização. O presidente viria ao Paraná na sexta-feira.
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que está em São Paulo e tem mantido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva informado a respeito do acidente com o Airbus 320 da TAM no Aeroporto Internacional de Congonhas, convocou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica para iniciar os trabalhos de investigação imediatamente, ainda segundo Baumbach.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Procurador pede arquivamento dos processos federais contra Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião