Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial no país nos próximos três dias, por causa do acidente com o avião da TAM, ocorrido ontem.

CARREGANDO :)

"Foi com grande consternação que recebi a notícia do acidente envolvendo um Airbus da TAM no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Quero manifestar minha solidariedade aos parentes das vítimas e assegurar à sociedade brasileira que todas as investigações necessárias serão feitas a fim de esclarecer as causas dessa terrível tragédia. Em sinal de pesar pelas vítimas, decretei luto oficial no país nos próximos três dias", disse o presidente em nota divulgada pelo Palácio do Planalto.

Em coletiva imprensa, o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica (Cenipe) foi convocado para iniciar as investigações a respeito do acidente imediatamente.

Publicidade

Ele afirmou ainda as medidas a serem tomadas pelo governo "dependerão de uma investigação séria que chegue a conclusões sobre quais foram realmente as causas do acidentes".

Durante a noite de ontem, o presidente esteve reunido, no Palácio do Planalto, com os ministros da Defesa, Waldir Pires; da Casa Civil, Dilma Rousseff; de Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia; e da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, para acompanhar o desenrolar da situação. "O presidente está 100% atento e acompanhando a situação", disse o porta-voz.

Baumbach informou, ainda, que o presidente Lula cancelou sua agenda externa para os próximos dias, a qual incluía viagens aos estados do Sul para anunciar investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em áreas de saneamento e urbanização. O presidente viria ao Paraná na sexta-feira.

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, que está em São Paulo e tem mantido o presidente Luiz Inácio Lula da Silva informado a respeito do acidente com o Airbus 320 da TAM no Aeroporto Internacional de Congonhas, convocou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes da Aeronáutica para iniciar os trabalhos de investigação imediatamente, ainda segundo Baumbach.

Publicidade