Os serviços oferecidos aos usuários dos Correios não foram prejudicados por causa da greve dos funcionários que começou nesta quarta-feira. Apenas os Sedex 10, Mundi e Hoje, além do Disque Coleta não estão funcionando preventivamente. Os demais serviços, assim como a entrega de correspondências e os Bancos Postais funcionam normalmente em todo o Paraná, à exceção de Guarapuava, na região Central do estado, fechada em virtude da greve.
O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom) divulgou na tarde desta quarta-feira o primeiro balanço da greve nacional dos funcionários dos Correios no estado. De acordo com o documento, no primeiro dia de manifestação houve uma adesão de 80% dos servidores.
Em contra partida, a assessoria de imprensa dos Correios de Curitiba afirmou que a adesão é de apenas 15% dos funcionários operacionais. No departamento de atendimento, não houve adesão.
A proposta de reajuste da direção dos Correios de 11,9% foi retirada assim que os funcionários iniciaram a greve. Os manifestantes exigem 47,7%. O impasse deve persistir por mais alguns dias. Segundo a assessoria dos Correios, o canal de negociação está aberto.
Os manifestantes, reunidos à Rua Conselheiro Laurindo, ficaram temerosos com a presença da tropa de Choque da Polícia Militar na tarde desta quarta. Contudo, a assessoria da PM explicou que a Choque é uma equipe de reserva e só é acionada para eventos extraordinários.
Não há a mínima possibilidade, de acordo com a PM, da utilização de truculência por parte dos policiais. O secretário de Finanças do Sintcom, Sebastião Cruz, afirmou que "os manifestantes estavam com medo e que atitudes assim não eram vistas desde a ditadura".