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Desde a zero hora de hoje, mais 28 radares instalados em Curitiba passaram a registrar avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestres. Com essas novas funções, a capital passa a ter 33 aparelhos preparados para registrar outras ocorrências, além do excesso de velocidade.

Os equipamentos que têm essas funções estão instalados em cruzamentos onde o fluxo de pedestres é grande. Além desses 33 radares, outros 12 com as novas funções já estão instalados, mas, por enquanto, multam apenas os motoristas que excedem a velocidade permitida. As funções de fiscalização em parada na faixa de pedestres e avanço de sinal vermelho não estão em operação.

Anteriormente, a Urbani­zação de Curitiba S.A (Urbs), empresa responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo e monitoramento de vias da capital, não havia especificado que os 12 últimos radares não estavam operando em todas as funções. A informação foi esclarecida ontem pelo órgão.

Ao todo, Curitiba já tem 98 radares em operação. Até o final do processo de implantação, a cidade deverá ter 140 radares. A previsão inicial era de que todos estariam em operação até o final de junho. De acordo com a Urbs, todos os radares em funcionamento estão aferidos pelo Ipem/Inmetro e foram sinalizados.

Infrações

De acordo com a Urbs, no primeiro mês de funcionamento, os cinco radares em que as funções de fiscalização de parada na faixa e avanço de sinal vermelho já estavam ativadas registraram 1.170 flagrantes de irregularidades – cerca de 40 por dia. A maioria dos motoristas, 1.078, furou o sinal vermelho. Os outros 92 pararam na faixa de pedestres.

O maior número de infrações foi registrado na Avenida Brasília, no bairro Novo Mundo. Em um mês, 393 motoristas foram multados por avanço do sinal vermelho e 20 por parada na faixa de pedestres.

Avanço em sinal vermelho é considerado uma falta gravíssima pelo Código Nacional de Trânsito. Além da multa de R$ 191,54, o motorista perde sete pontos na carteira de habilitação. Parar na faixa de pedestres é uma infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira.

Contratos

A substituição dos 110 aparelhos instalados em 1999 está prevista no contrato entre a prefeitura e a Consilux, empresa que administra os radares há 12 anos e que venceu a licitação para seguir operando o sistema. A Urbs informou que todos os radares velhos já foram retirados da cidade.

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