A cheia do Rio Acre fez com que 21 famílias saíssem de suas casas em Rio Branco (AC) de segunda para terça (12). As águas não chegaram a atingir as residências, mas as pessoas tiveram que ir para outros locais porque estavam ilhadas em casa.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura da capital, seis famílias estão temporariamente no Parque de Exposições da cidade e 15 foram removidas para casas de parentes.
Na segunda-feira (11), o nível do rio chegou a 14,11 metros, mas nesta terça de manhã já tinha baixado para 14,06. O retorno às casas só deve ser normalizado quando o nível chegar a cerca de 10 metros. Hoje, o tempo está bom na região, mas há previsão de chuva para os próximos dias.
O nível das águas vem subindo desde a semana passada e, na última sexta-feira (8), o rio ultrapassou os 12 metros, marca a partir da qual a prefeitura de Rio Branco aciona um plano de contingência. O plano de contingência municipal prevê, além do serviço de acolhimento de eventuais desabrigados, a remoção das famílias que forem desalojadas para a casa de parentes .
Quatro bairros da região mais baixa de Rio Branco já foram atingidos pelas águas do Rio Acre: Ayrton Senna, Taquari, Seis de Agosto e Baixada da Habitasa, de acordo com a Defesa Civil do estado.
Os moradores que necessitarem de remoção das áreas atingidas pela águas podem solicitar apoio do Corpo de Bombeiros pelo número 193.