A quinta-feira foi dia de troca de partido na Câmara de Vereadores. O motivo: nesta ssexta vence o prazo para quem quer mudar de sigla para disputar as eleições do ano que vem. O vereador Jamil Janene, que em julho deixou o PDT, foi para o PL, mesmo partido do presidente da Câmara, Orlando Bonilha. Já Paulo Arildo do PSDB - resolveu mudar para o PPS, que em julho já havia recebido outro ex-tucano, Tercílio Turini.
Jamil, que alega também ter recebido convite do PPS, escolheu o PL porque, segundo ele, na nova sigla terá espaço para construir seu projeto político. Ele pretende disputar uma vaga na Assembléia Legislativa no ano que vem. "Mas não está descartada uma candidatura a deputado federal", afirmou.
Paulo Arildo também justificou a mudança de partido para que possa ter melhor espaço para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa. "Saio do PSDB, mas deixo muitos amigos como o Hauly (deputado federal Luiz Carlos Hauly) e o Kanashiro (vereador Roberto Kanashiro), além da juventude tucana", alegou.
A vereadora Sandra Graça, que também deixou o PDT em julho, vai continuar sem partido. "Eu já tinha definido que não teria pressa para escolher outro partido. Não vou me precipitar", disse ela, descartando a possibilidade de se candidatar no ano que vem. "A situação dos partidos políticos está muito confusa no País. Quero analisar com calma", destacou.
As duas mudanças de sigla anunciadas ontem devem encerrar o troca-troca pelo menos até outubro do ano que vem. Até agora, em menos de um ano de Legislatura, seis vereadores já deixaram os partidos pelos quais foram eleitos, o que representa um terço dos 18 representantes na Câmara.
Com as mudanças, a representação dos partidos no Legislativo municipal fica da seguinte forma: PT e PL, com três vereadores cada; PT, PMDB, PTB e PPS, com dois representantes; PSDB, PDT e PSC ficam com apenas um vereador cada.
Reunião
O PPS, partido que até agora mais lucrou com as mudanças na Câmara, pretende aumentar ainda mais suas fileiras. Hoje, às 15 horas, no Hotel Sumatra, o PPS pretende filiar 40 londrinenses, entre eles o vice-presidente da Acel (clube japonês), Jairo Tanura. A cerimônia contará com a presença de Rubens Bueno, pré-candidato da sigla ao governo do Estado.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora