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Atualizado em 07/11/06 às 20h05

Os passageiros com vôo marcado para esta quarta-feira (8) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, devem se preparar. Pelo segundo dia consecutivo, mais da metade dos vôos sofreu atraso e dois foram cancelados nesta terça-feira. O Departamento de Controle do Tráfego Aéreo da Aeronáutica (DCEA) atribuiu a confusão a um problema nas freqüências de comunicação do aeroporto. A informação foi ratificada por um controlador de vôo. A Anatel fez varredura na área, mas não identificou a interferência.

Dos 93 vôos previstos para pousar e decolar no aeroporto, 48 haviam sofrido atrasos superiores a 15 minutos até o fim da tarde de terça-feira. O tempo médio de espera no saguão era de 46 minutos. Dois vôos da Gol foram cancelados: 1813 e 1738/1739. Na segunda-feira (6), 71 vôos chegaram ou partiram depois do horário em 154 previstos. A espera foi de 50 minutos. Quatro foram cancelados.

Um dos motivos para o caos no principal aeroporto paranaense seria um problema nas freqüências de comunicação do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2), em Curitiba. Pela manhã, o assessor de comunicação do DCEA, coronel Paullo Esteves, explicou o problema. "É como se fosse uma linha cruzada em telefonemas comuns. Uma freqüência está se sobrepondo a outra, por uma interferência ainda desconhecida, e isso prejudica a comunicação. Para preservar a segurança dos vôos estamos aumentando o espaço entre os pousos e decolagens das aeronaves".

A assessoria de imprensa da Anatel, em Brasília, informou que realizou o monitoramento da rádio-freqüência do aeroporto durante todo o dia. A varredura, contudo, não apontou qualquer tipo de interferência perto do Afonso Pena. Técnicos da Anatel irão manter o monitoramento na área.

O coronel da Aeronáutica garantiu que o problema de freqüências são os reais motivos dos atrasos. "Não tem nada a ver com operação-padrão e greve branca. Essas questões já estão superadas", explicou Esteves. Um controlador de vôo, que não quis se identificar, confirmou a versão oficial. Segundo ele, as interferências nas freqüências usadas entre São Paulo e Curitiba podem ter sido causadas por telefones celulares ou rádios piratas.

A Infraero não soube informar se os atrasos teriam relação com a operação-padrão dos controladores de vôos, que interferiram negativamente em cerca de 5 mil vôos no começo do mês. Também não havia previsão de como seria o tráfego nesta quarta-feira.

Greve branca

De 26 de outubro ao dia 4, a operação-padrão dos controladores afetou 43% das decolagens em todo o país. De 14.700 vôos que decolaram, 5.145 registraram atrasos significativos. O percentual de cancelamentos ficou em 8%, o que representa 1.176 vôos.

Pane de outubro

Um problema nos computadores do Cindacta 2 pode ter sido o causador do atraso de quase 100 vôos no dia 19 de outubro Afonso Pena.

No dia seguinte, o problema se repetiu e 96 aviões chegaram ou partiram do aeroporto fora dos seus horários.

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