Um jovem foi baleado na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) na tarde desta segunda-feira (7). Eduardo de Toledo, de 18 anos, caminhava com mais uma pessoa na Vila Alto Barigui, quando um homem se aproximou e começou a atirar contra o rapaz. Ele foi atingido por dois disparos, no ombro e no abdômen. Em uma semana, três adolescentes foram mortos no bairro e outras duas pessoas foram baleadas. Um jovem de 24 anos também foi assassinado no fim de semana.
O caso ocorreu por volta das 16 horas quando os rapazes andavam pela Rua Professor Algacyr Munhoz Mader. Os jovens não foram abordados pelo atirador, que estaria a pé quando começou a efetuar os disparos. Eles tentaram fugir pela Rua Ricardo Emílio Michel, mas Eduardo de Toledo foi alvejado. Ele é morador da Vila Sabará e foi encaminhado ainda consciente para o Hospital do Trabalhador. Segundo a assessoria do hospital, seu estado é considerado grave e a equipe médica avalia quais procedimentos irá tomar.
De acordo com o delegado Rubens Recalcatti, chefe da Delegacia de Homicídios (DH), equipes de investigação estão na região ouvindo moradores. Algumas testemunhas também foram ouvidas em depoimento na DH nesta segunda-feira.
O delegado afirma que já reuniu informações sobre os suspeitos de envolvimento nos crimes contra Loredo Messias da Silva e Maicon Wilian de Lima Patrício, na Vila Sabará. Há uma suspeita que exista relação entre os dois crimes. As demais ocorrências também continuam sendo investigadas.
Toledo não corre risco de perder a vida por causa dos dois tiros. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (8).
Ele segue internado no Hospital do Trabalhador e o caso ainda inspira cuidados. A vítima respira com a ajuda de aparelhos, mas não está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Outros casos
Um jovem de 16 anos de idade foi assassinado, na tarde de sábado (5), na Vila Barigui, também na CIC. Elves Soares de Almeida foi atingido por quatro tiros, a 20 metros da casa em que ele morava com a família. O adolescente estava na calçada, quando homens que passavam em uma Kombi abriram fogo contra o rapaz. Almeida morreu na calçada, em frente a casa de um vizinho.
Dois disparos atingiram uma Ipanema que trafegava pela via no momento do assassinato. Um dos tiros acertou a nuca de Daniela Salvatierra, de 20 anos. O marido dela e a filha de dois anos estavam no carro, mas escaparam ilesos. Daniela foi levada ao Hospital Cajuru pelo próprio marido.
Outras duas mortes ocorreram na Vila Sabará, na CIC, no entorno da Escola Municipal Cândido Portinari. Segundo a polícia, estes assassinatos seriam decorrentes de um confronto entre gangues, que teriam integrantes matriculados no colégio. O primeiro a morrer foi Loredo Messias da Silva, de 15 anos. Ele foi assassinado com quatro tiros, minutos depois de deixar a escola. Um amigo que estava com ele conseguiu escapar.
Outro caso
O segundo óbito foi o de Maicon Wilian de Lima Patrício, de 16 anos, assassinado a poucas quadras da escola. O crime também foi cometido à luz do dia. Segundo a DH, Patrício seria um dos rapazes que atirou em Loredo Silva. Neste dia, Alberto Francisco, de 40 anos, foi baleado e levado em estado grave para o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul. Ele recebeu alta um dia após o internamento.
Na Vila Sabará, moradores e alunos da Cândido Portinari apontam a existência de uma lista de jurados para morrer. Seis nomes integrariam o rol. A Gazeta do Povo mostrou que a DH identificou três gangues na região: a Cidade de Deus (CDD), a Comando Sabará, e a Comando Corbélia. Todos os grupos seriam compostos por jovens com idades entre 12 e 20 anos, que estariam se enfrentando.
Crime no fim de semana
Na Vila Porto Belo, também na CIC, Alan Garcia de Lima, de 24 anos, foi alvejado por indivíduos que passavam em um veículo na madrugada de domingo. Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital do Trabalhador, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
- Terceiro adolescente é assassinado na CIC na semana
- Clima de medo paira sobre a Vila Sabará
- Mortes em série na Vila Sabará
- Mais um adolescente é morto no Sabará
- Duas pessoas são baleadas no bairro CIC; adolescente morre no local
- Aluno é morto na saída da escola
- Dois jovens morrem na CIC
- Estudante é assassinado a tiros na saída de escola, na CIC
- Tiroteio reforça clima de medo entre moradores do Bolsão Sabará
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião