• Carregando...

Receita de soro caseiro

Em caso de diarreia, uma boa ajuda para evitar a desidratação é o soro caseiro: para um copo de 200 ml de água limpa, adicione 3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar.

Veja os cuidados para evitar vômito e diarreia

- Redobre os cuidados básicos de higiene. Isso pode evitar diversas doenças.

- Lave as mãos várias vezes ao dia, principalmente quando chegar da rua e antes das refeições. A higienização deve ser feita com água e sabão.

- Tenha atenção à higiene e à conservação dos alimentos, principalmente, se estiverem crus.

- Não tome remédios para interromper a diarreia. O caso pode evoluir para uma infecção grave. Vá ao médico, que lhe indicará o melhor tratamento.

- Redobre a atenção com relação às crianças, pois é comum levarem as mãos à boca com frequência. E se não estiverem limpas, pode haver risco de contaminação.

- Evite contato com a água proveniente de alagamentos.

Mais uma vez, um surto de virose atinge cidades do litoral do paranaense. O atendimento muito acima do normal a pessoas com sintomas como diarreia, vômito e mal-estar foi confirmado por unidades de saúde de Matinhos e Guaratuba, cidades que mais concentram veranistas durante esta época do ano.

No Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, cerca de 40% de todos os atendimentos é ligado ao rotavírus. De acordo com o telejornal Paraná TV, cem casos de virose por dia são atendidos na cidade. Ao contrário de anos anteriores, a Secretaria de Estado de Saúde não divulgou o número de atendimentos ligados a viroses em unidades de saúde do litoral este ano.

O aumento das ocorrências tem relação com a chegada dos veranistas: com mais gente no litoral, é possível que se ampliem os registros de qualquer enfermidade. Por outro lado, o número de pessoas com virose já ultrapassou o que seria proporcional, segundo a enfermeira técnica do Nossa Senhora dos Navegantes, Neuza Bittencourt Martins. "A idade é pouco importante, temos bebês, crianças, jovens, adultos e idosos com os sintomas e o hospital vive cheio", diz.

Recorrente

A situação é recorrente. Nas últimas temporadas, há alguns anos, apresentam aumento considerável no número de casos de viroses. Em 2010 e 2011, por exemplo, as praias tiveram surtos causados pelo norovírus que levaram muita gente aos pronto-socorros.

Os motivos para o problema também são recorrentes: água do mar contaminada, principalmente por ligações de esgoto clandestinas, e falta de cuidados de higiene, inclusive no preparo de alimentos vendidos à beira-mar e na cidade.

Recomendações

A virose, sozinha, não é letal. Mas a desidratação causada pela diarreia e vômitos pode matar. Por isso a recomendação das unidades de saúde litorâneas é beber bastante líquido (água e sucos, e não refrigerante e bebidas alcoólicas), comer frutas e verduras e evitar o excesso de sol. Não é recomendado comer alimentos que não se sabe a procedência e evitar ao máximo ingerir água do mar ou de rios. Também é essencial lavar muito bem as mãos após ir ao banheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]