Cerca de 100 mil carros devem passar pela BR-277 durante o feriadão
Pelo menos 100 mil carros devem circular nos dois sentidos da BR-277 entre Curitiba e o litoral do Paraná a partir desta sexta-feira (5) até segunda-feira (8), de acordo com estimativa da concessionária Ecovia, que administra o trecho. Apesar do feriado da Independência do Brasil desde ano cair no domingo (7), na segunda-feira é dia da padroeira da capital paranaense, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e, por isso, feriado religioso na cidade.
No próximo dia 7 de setembro estão programadas manifestações em Curitiba e São José dos Pinhais, na região metropolitana, do movimento do Grito dos Excluídos. A manifestação acontece em todo o país e traz o tema "Vida em primeiro lugar direitos e participação popular". O movimento é realizado desde 1995 pela Pastoral Social da Igreja Católica e é promovido também pela Coordenação de Movimentos Sociais (CMS).
Entre os temas abordados estão o alto custo de vida, o modelo econômico que privilegia os grandes negócios e exclui os pequenos e as iniciativas comunitárias, os problemas de violência e falta de estrutura de quem mora no campo, a destruição da biodiversidade e a falta de políticas sociais públicas.
Para o bispo de São José dos Pinhais, dom Ladislau Biernaski, trata-se de um movimento de reflexão e denúncia dos problemas enfrentados pela população. "A manifestação é pelos excluídos, para que tomem consciência de sua situação". Ele informa que cada cidade escolhe seu tema, de acordo com a sua necessidade maior.
Em Curitiba o movimento terá início às 10h30, no Bairro Fazendinha. Segundo Elizete Sant'Ana de Oliveira, representante de pastorais sociais, além da questão da valorização das pessoas que trabalham com a coleta de material reciclável, serão discutidos também temas como a saúde, educação e falta de segurança. No local também será passada à população um abaixo assinado para a criação de um projeto de lei de iniciativa popular. O objetivo é buscar a anulação do leilão que privatizou a Companhia Vale do Rio Doce e exigir do Congresso mecanismos de consulta à população sobre assuntos que são do interesse nacional.
Em São José dos Pinhais às 9 horas um café da manhã será oferecido no Jardim Itaqui, preparado pelos moradores. O tema local é a luta por moradia, escola, posto de saúde, transporte, segurança e saneamento. De acordo com Jaime Schimiez, um dos organizadores do evento, a população tem que deixar de ser espectadora e começar a participar dos movimentos. "Queremos que todos sejam ativos e solidários, independentemente de religião", afirma.
Serviço
Em Curitiba: Concentração a partir das 10h30, na Avenida Alcir Martins Bastos, no bairro Fazendinha. Informações: (41) 3322-8113 ou 2105-6326.Em São José dos Pinhais: Concentração a partir das 9h, na Rua 1 do Jardim Itaqui (atrás do Jardim Alegria). Do Terminal do Guadalupe tomar o ônibus Ipê e descer no final da Rua Solange Ribeira. Informações: 3556-1602, 3385-5781 ou 84381076.Site: www.gritodosexcluidos.org
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião