Depois de uma semana de calor recorde passando dos 35°C, os curitibanos devem ter um carnaval bastante tradicional na capital: temperaturas amenas e períodos de chuva. Quem planejou a viagem para o Litoral, enfrentará períodos de chuva durante os quatro dias de folia.
De acordo com o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes, os ventos que atuavam sobre o Paraná, mais aquecidos, sopravam do quadrante norte e nordeste e, a partir de sábado, passam a soprar no quadrante sul e sudeste. “Esses ventos trazem um ar mais ameno para Curitiba, principalmente”, explica.
- Prepare o bolso: tarifa do pedágio terá aumento no Paraná e em Santa Catarina
- Abre e fecha : confira o horário de serviços públicos e privados de Curitiba no carnaval
- Vai para o Litoral do Paraná e de Santa Catarina? Saiba quanto tempo você pode ficar na estrada
- Crise aperta e prefeituras reduzem (ou cancelam) investimentos no carnaval em todo o Paraná
Além das temperaturas muito mais baixas (veja abaixo), o curitibano deve enfrentar períodos de chuva durante os quatro dias de feriado. De acordo com Mendes, a possibilidade de chuva na capital é maior no sábado (25) e no domingo (26). “Existe a possibilidade de chuva, mas não quer dizer que a chuva seja contínua”, diz Mendes.
Em Curitiba, mantendo a tradição, o tempo deve voltar a esquentar só na Quarta-Feira (1.º) de Cinzas, ou seja, pós-feriado.
Litoral chuvoso
As temperaturas no Litoral, de acordo com o meteorologista, devem ser, pelo menos, de dois a três graus mais quentes do que em Curitiba. Um alívio para quem vai para a praia. Mas a possibilidade de chuva nas cidades litorâneas é maior do que na capital. ‘Existe possibilidade de chuva no Litoral no fim de semana e na segunda-feira (27). A chuva deve aliviar na terça-feira (28)”, comenta.