Cresce o número de motoristas sem carteira de habilitação em Maringá
O número de motoristas flagrados em Maringá sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) subiu cerca de 10% neste semestre, em relação ao mesmo período de 2010.
Os casos passaram de 646 para 699. Houve aumento também no índice de pessoas pegas com o documento vencido: foram 139 neste semestre, contra 129 no período anterior.
Mais de 40% dos motoristas maringaenses são reprovados nos exames práticos e teóricos para obtenção da primeira habilitação, segundo estatística de reprovação divulgada pelo Detran-PR. De 12.623 candidatos inscritos entre janeiro e junho deste ano, 5.459 reprovaram no teste prático e 3.409 no teste teórico, o que representa 43,25% do total de inscritos.
"Depende muito do estado emocional do aluno. O índice piora quando você leva vários alunos e os primeiros reprovam. Os demais ficam nervosos e reprovam também. Penso que não deveria ter tantas reprovações assim", explica Everton Nakashina, diretor de uma auto-escola de Maringá.
Os candidatos que reprovam nos testes devem retornar ao Centro de Formação de Condutores (CFC), onde se matriculou, e fazer novamente as aulas, antes de ser submetido a um novo teste.
A assessoria de imprensa do Detran-PR informou que os índices de reprovação são controlados pelos órgão, por cidade e por CFC, o que ajuda a controlar a qualidade dos CFCs.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast