O número de motoristas flagrados em Maringá sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) subiu cerca de 10% neste semestre, em relação ao mesmo período de 2010. Segundo reportagem da RPC TV Maringá, os casos passaram de 646 para 699. Houve aumento também no índice de pessoas pegas com o documento vencido: foram 139 neste semestre, contra 129 no período anterior.
A validade da CNH varia de 1 a 5 anos, dependendo do exame médico realizado para a renovação ou emissão da carteira. Os motoristas precisam ficar atentos a essa informação para não ter de pagar multa ou até mesmo ter o veículo apreendido durante as abordagens da polícia.
A PM alerta também para que os pais fiquem atentos e dificultem o acesso dos carros aos menores de idade. "Temos muitos menores que, pela facilidade dos pais, acabam também tendo acesso a esses veículos", falou o capitão do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar Rogelho Fernandes.
As duas notificações, tanto de motoristas sem habilitação quanto de pessoas que dirigem com a carteira vencida, são infrações gravíssimas e implicam multa de R$ 574,61, possível apreensão do veículo e, no caso de motorista sem carteira, perda de 7 pontos da CNH do responsável pelo veículo.