Apesar de aviões de pequeno porte já estarem pousando nos campos improvisados de Maringá desde 1947, foi em 1948 que a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) executou o projeto de terraplanagem das três pistas de pouso projetadas por Jorge de Macedo Vieira, o mesmo personagem que elaborou o traçado urbanístico de Maringá, para o aeroporto da cidade.
A Pista I não foi efetivada. A Pista II foi concluída, mas não foi muito utilizada, pois oferecia demasiado perigo aos pilotos. por seu eixo estar justaposto aos ventos predominantes, o que dificultava os pousos e decolagens. A Pista III acabou se tornando a oficial do município.
O campo de aviação (Pista III), ou Rústico Aeroporto, foi efetivamente inaugurado em 18 de setembro de 1949. A Companhia entregou o empreendimento à cidade, ainda distrito de Mandaguari. A solenidade de inauguração ocorreu no próprio local, com demonstrações de pousos e decolagens, apresentações de paraquedistas, entre outros. Autoridades locais, estaduais e nacionais acompanharam o evento.
Na mesma noite, um elegante baile foi organizado na Sede Social do Aero Clube de Maringá, localizada na Avenida São Paulo (atual Mercadorama). A festa e ocorreu até altas horas, encerrando as festividades.
Fontes: Revista A Pioneira de Novembro e Dezembro de 1949 / Acervo Maringá Histórica.
* Miguel Fernando escreve aos sábados na Gazeta Maringá. Ele é bacharel em Turismo e Hotelaria e especialista em História e Sociedade do Brasil. É instituidor do Projeto Maringá Histórica, o qual se estende na coluna publicada na Gazeta Maringá e em outra, produzida para a Revista ACIM