Hoje, o bem mais precioso do mundo, a água, pode ser encontrado com qualidade e abundância na comodidade e conforto de nossas residências. Contudo, nem sempre foi assim. Vale a pena relembrarmos parte do início desta "epopéia".
Nos idos da década de 1940, os primeiros retirantes e habitantes da localidade que viria a se tornar Maringá tinham poucas formas de adquirir água para o consumo: cisternas, poços artesianos ou nascentes/minas. Posteriormente, formas de suprir essa necessidade primária foram defendidas nos discursos dos primeiros representantes políticos.
A implantação de um sistema de abastecimento de água e esgoto era uma prioridade crescente nos anos de 1950. Se, de um lado, a população tentava solucionar o problema, implantando seus próprios poços semi-artesianos; do outro, as fossas negras se transformaram em um risco para a saúde pública local, por meio da contaminação cruzada. Não raro, ao entrevistar médicos da época, ouve-se relatos de que os maiores índices de contaminação do período eram provenientes de verminoses.
Em meio às dificuldades, surgiu a Rede de Abastecimento Isolado Marin, que atendeu inicialmente à Zona 4 e expandiu-se para o "Maringá Velho". O proprietário, Antônio Marin Filho, em parceria com a COPAM (Companhia de Poços Artesianos de Maringá), estruturou esta rede da seguinte forma: a COPAM construía os poços e a Marin estabelecia a distribuição, por meio de encanamentos, para as residências e comércios.
O primeiro sistema de distribuição se estabeleceu entre 1961 e 1962 e funcionou até o início da década seguinte, quando, em cumprimento da Lei Municipal 384/65, que passou a disciplinar esta atividade, teve de encerrar as operações. Nesta fase final, a Marin funcionou paralelamente com a Companhia de Desenvolvimento de Maringá (CODEMAR), constituída em 14 de dezembro de 1962. Apesar de ter sido constituída naquele momento, a CODEMAR foi implantada somente no final da década de 1960, já na gestão do então prefeito Dr. Luiz Moreira de Carvalho. A construção de sua Central de Abastecimento de Água, na Avenida Pedro Taques, findou-se em 1969.
O empreendedorismo de Antônio Marin Filho lhe rendeu o título da Câmara de Vereadores de Maringá de "1º Fornecedor de Água Encanada".
Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Luís Carlos Masson
* Miguel Fernando escreve aos sábados na Gazeta Maringá. Ele é bacharel em Turismo e Hotelaria e especialista em História e Sociedade do Brasil. É instituidor do Projeto Maringá Histórica, o qual se estende na coluna publicada na Gazeta Maringá e em outra, produzida para a Revista ACIM.