Vários ciclistas são esperados neste sábado (10) para a quinta edição da Bicicletada Maringá, evento que busca celebrar o Dia Mundial sem Carro, que será comemorado no próximo dia 22. De acordo com um dos organizadores do evento, Fernando Cesar Manosso, o projeto tem como objetivo estimular o uso da bicicleta como meio de transporte.
"Maringá tem um numero muito grandes de pessoas que utilizam a bicicleta e tem potencial para crescer ainda mais. É uma alternativa para este trânsito com grande volume de automóveis", afirmou.
Manosso também explicou que o evento servirá para mostrar as dificuldades que os ciclistas enfrentam. "Vamos alertar sobre a vulnerabilidade de um trânsito planejado quase que exclusivamente para carros e motos", explicou.
De acordo com dados da Secretaria de Transportes de Maringá (Setran), quatro ciclistas morreram este ano na cidade, dois a mais do que o registrado ao longo de todo o ano de 2009.
Evento aberto para a comunidade
O evento é aberto para toda a população e a saída dos ciclistas será na Praça da Catedral, às 9h30 horas. Os roteiros são decididos na hora e podem ser realizados por ciclistas de todos os níveis, inclusive iniciantes, além de patinadores e usuários de outros meios de transporte que não sejam automóveis ou motos.
Manosso lembra que a Bicicletada uma organização apartidária, não-comercial e que não visa lucro e não está vinculado a nenhuma entidade. "Isto não é um passeio ciclístico, é uma ciclopasseata em favor dos ciclistas", salientou.