As primeiras câmeras de segurança já começaram a ser instaladas em locais públicos de Maringá. O primeiro equipamento foi colocado na quarta-feira (15), no cruzamento das avenidas Cerro Azul com Juscelino Kubitschek. A previsão é que sejam instaladas 80 câmeras na cidade, além de uma central de monitoramento de imagens.

CARREGANDO :)

O sistema deve começar a funcionar no próximo mês e as gravações serão direcionadas para a central, localizada no prédio da antiga Funasa. A Guarda Municipal será responsável pelo monitoramento das imagens e por repassá-las à polícia. "A Guarda é responsável pelo monitoramento das câmeras e passará [as informações] imediatamente à Policia Civil, Militar ou Federal, conforme for o caso, assim que o fato esteja ocorrendo", afirmou Ademar Schiavone, secretário municipal de Trânsito e Segurança, à RPC TV Maringá.

Publicidade

A expectativa é que as câmeras potencializem os atendimentos feitos pelos órgãos de segurança, proporcionando à população atendimento mais ágil e eficaz. "É muito importante que seja dada para a população uma pronta resposta. A hora que aparecer na imagem uma situação de risco, algum problema mais grave, a polícia deve agir pra efetuar prisões ou inibir alguma ação criminosa", opinou o coronel Antonio Rodrigues, presidente do Conselho de Segurança de Maringá, em entrevista à RPC TV Maringá.