O dono da empresa R.D Ferreira Construtora ME, que venceu a licitação para a construção de novos banheiros e a nova lanchonete do Parque do Ingá, afirmou nesta terça-feira (17) que as obras vão começar ainda nesta semana. Depois de sete meses fechado em razão da morte de alguns macacos do parque, o local ficou fechado por sete meses. Rafhael D'ávila, dono da empresa, garante que as obras vão ser iniciadas. "Na verdade, vamos demolir a estrutura antiga, pois é muito velha, e construir novos banheiros", disse.
As obras de reforma dos banheiros e da lanchonete do Parque do Ingá, licitadas em setembro e que deveriam ter sido iniciadas no começo de outubro, ainda não saíram do zero. Com prazo de 90 dias para entregar a construção, o parque só deve ser reaberto em fevereiro, dois meses além do prazo previsto pela prefeitura. A administração municipal queria reabrir o parque para as festividades do fim de ano.
Segundo a licitação, as obras devem custar R$ 222.620,00. Essa etapa das obras de revitalização corresponde a uma área de 127,95 metros quadrados. A empresa também ficou com a atribuição de trocar o piso ao redor da lanchonete por outro de material ecológico. O atraso na assinatura do contrato teria sido ocasionado pela paralisação dos funcionários da Caixa Econômica Federal que atrasou a liberação dos recursos.
No dia 23 de julho a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) encaminhou um ofício à Prefeitura de Maringá comunicando que as mortes dos macacos foram causadas pelo Herpes vírus, único agente etiológico detectado. Comum em humanos, foi transmitido aos macacos e causou as mortes dos primatas.