Na madrugada desta terça-feira (22), a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) da Câmara Federal aprovou a inclusão da emenda de bancada de R$ 23,5 milhões para o Hospital Universitário Regional de Maringá no orçamento da União para 2010.
Segundo a assessoria de imprensa da Universidade Estadual de Maringá (UEM), a previsão era de que a matéria fosse votada no plenário da Casa ainda nesta terça-feira, dentro da discussão da Lei Orçamentária do próximo ano. "É um presente de Natal, que vai possibilitar se não o término do hospital quase que a sua conclusão", diz o superintendente do hospital, José Carlos Amador.
No último dia 19 de outubro, em evento organizado pela UEM, diversos deputados federais garantiram o apoio à iniciativa. Naquela ocasião, em ofício entregue aos parlamentares, a instituição informou que a verba solicitada (de R$ 39 milhões) seria suficiente para terminar o hospital, elevando a área construída de 10 mil para cerca de 30 mil metros quadrados.
De acordo com o documento, se fosse terminado o HU ampliaria o atendimento, além de oferecer serviços de mais qualidade. Das atuais 280 cirurgias ao mês, o local passaria a realizar cerca de 1.800; a quantidade de exames laboratoriais saltaria de 22 mil para 100 mil mensais e o número de internações seria elevado para 300, ante os 120 leitos disponíveis atualmente.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast