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O nível de confiança do consumidor caiu pela quinta vez consecutiva em Maringá. Foi o que apontou pesquisa da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), divulgada nesta segunda-feira (6). O levantamento aponta que o Índice de Confiança do Consumidor Maringaense (ICCM) caiu de 135,6 para 134,1 pontos - numa escala que vai até 200 - entre abril e maio.

Segundo a pesquisa feita com 540 consumidores, três dos cinco índices que compõem o ICCM registraram decréscimo em relação ao mês anterior (satisfação financeira, expectativa de consumo e expectativa nacional ). Segundo o coordenador da pesquisa, Joilson Dias, a redução do índice de consumidor desde dezembro sinaliza que as expectativas com relação ao futuro são de ajustamento da demanda para baixo.

"O índice de satisfação financeira contribuiu para a queda do ICCM. Este índice indica que os ganhos econômicos como um todo estão diminuindo e a perspectiva é que continue em queda. No entanto, o índice atual de 147,5 pontos é superior a maio de 2010 em 5,8 pontos, o que significa que os ganhos econômicos estão superiores ao ano passado, mas em declínio", explicou Dias, em nota encaminhada para a imprensa.

Número de consumidores sem contas atrasadas aumentou

Uma notícia avaliada como positiva pela Acim foi a de que o número de consumidores maringaenses que declarou não possuir contas atrasadas aumentou de 87,9%, em abril, para 89,1% no mês passado.

Entre os que estavam com contas atrasadas, 44,1%, afirmou que houve imprevistos de gastos. Outros 15,3% informaram que a renda diminuiu, mesmo percentual de consumidores que afirmaram que compraram mais que o esperado. Já 13,6% afirmaram que perderam o emprego.

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