As empresas Distribuidora Maringá de Eletrodoméstico (Dismar) e Markoeletro Comércio de Eletrodomésticos, que operam com a marca comercial Dudony, devem optar pela venda das lojas varejistas para quitar dívidas com os credores. O grupo Silvio Santos seria o maior interessado na compra. A dívida de R$ 104 milhões com instituições financeiras e fornecedores de produtos de linha branca (geladeiras, fogões e máquinas de lavar) e linha marrom (móveis) obrigou a empresa a entrar, em dezembro de 2008, com pedido de recuperação judicial na 1.ª Vara Cível de Maringá.
De acordo com o advogado e diretor jurídico da empresa, Cleverson Colombo, a empresa não teria conseguido se recuperar em razão da falta de capital de giro e das restrições abruptas das linhas de crédito por parte das instituições financeiras. A saída seria a venda das matrizes. "A rede quer manter o compromisso assumido com os credores. A venda vai ser definida com os credores e participantes da assembleia geral na primeira quinzena em junho", disse Colombo.
Colombo explica que desde o pedido de recuperação até este mês, a empresa continuou com as lojas abertas e sem demissões em massa. "Os empregos foram mantidos a duras penas com amargo prejuízo. Se houver a venda, os funcionários serão mantidos mesmo sob outra bandeira", afirmou.
No final de fevereiro, a rede havia colocado à venda as lojas do grupo no estado de São Paulo. O objetivo do negócio era obter capital de giro e reduzir o custo operacional da rede varejista. "Não deu certo porque seria necessária a venda de todas as lojas da rede", lembrou o advogado.
A empresa Baú da Felicidade do grupo Silvio Santos seria a maior interessada em adquirir os estabelecimentos. "O grupo apresentou maior interesse dentre outros possíveis. Provavelmente, a venda será para a empresa Baú da Felicidade", disse Colombo. O valor da provável transação não foi divulgado.
Mesmo com a possível venda das lojas, a Dudony vai continuar com operações no setor atacadista.
A empresa com sede em Maringá tem 110 lojas (incluindo 17 lojas virtuais, que fazem vendas por catálogo) espalhadas pelo Paraná (101) e São Paulo (9) com quadro de 922 trabalhadores diretos. Em Maringá são três filiais.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025