Dia Sem Carro começa com congestionamento em Curitiba
As primeiras horas do Dia Sem Carro em Curitiba foram marcadas por confusão e reclamações de motoristas e pedestres em diversas ruas da região do Centro. Para desviar dos trechos que ficarão bloqueados entre as 6 e as 20 horas desta terça-feira (22), vários condutores optaram por utilizar as mesmas vias.
O Dia Mundial Sem Carro, comemorado nesta terça-feira (22) em diversas capitais brasileiras, inclusive Curitiba, será celebrado em Maringá no próximo sábado (26). O movimento Bicicletada promove a terceira edição da ciclopasseata que passa pelas principais ruas da cidade com o objetivo de estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Assim como nas edições anteriores, a largada será às 9h, em frente à Catedral, no Centro.
"A bicicleta oferece muitas vantagens: é eficiente, permite ao usuário chegar rápido aos locais, não prejudica o meio-ambiente e proporciona uma atividade física" afirma o geógrafo, Fernando Manosso, membro do Movimento Bicicletada.
Esta edição do evento será feita especialmente em comemoração do Dia Mundial Sem Carro. "Em outras cidades, a Bicicletada acontece no último sábado do mês. Aqui em Maringá, como estamos começando, não a realizamos regularmente", explica Manosso.
Ele acrescenta que são esperadas cerca de 50 pessoas para o evento deste sábado. Qualquer ciclista pode participar. Os organizadores aconselham os interessados a levarem equipamentos de proteção, como capacete, luvas, pisca-alerta traseiro e refletores.
A última ciclopasseata da cidade ocorreu em 25 de julho e contou com 50 participantes, mesmo em um dia de frio. Na primeira edição do passeio, em 25 de abril de 2009, o grupo calcula que cerca de 60 carros tenham deixado de circular na cidade. O percurso incluiu as avenidas Tiradentes, Brasil, São Paulo, XV de Novembro e Getúlio Vargas.
A ciclopasseata é organizada pelo movimento Bicicletada, que no Paraná tem participantes em Maringá, Curitiba, Guarapuava, Irati, Londrina e Ponta Grossa.
Desafio intermodal
Na última quinta-feira (17) os próprios da Bicicletada promoveram o 1.º Desafio Intermodal de Maringá, a exemplo do que já ocorreu em Curitiba. O evento consistiu em uma competição entre bicicletas, motos e carros, além de uma pessoa com patins e um passageiro do transporte coletivo, para saber quem percorreria o mesmo percurso no menor tempo. O desafio foi vencido por um ciclista.
Os participantes partiram às 18 horas da Praça 7 de Setembro (Praça do Peladão) e percorreram um trecho de quase cinco quilômetros até a Praça Farroupilha, passando pelas vias centrais da cidade.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura