Obra pretende desafogar o trânsito na via, considerada uma das mais movimentadas da cidade| Foto: Divulgação - Assessoria PMM

A Prefeitura de Maringá pretende iniciar a reestruturação da Avenida Brasil nas próximas semanas. Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Laércio Barbão, a previsão é de que as obras comecem em março, com a retirada dos estacionamentos em forma de espinhas de peixe.

CARREGANDO :)

Nesta quarta-feira (15), foi divulgado o resultado da licitação da obra, vencida pela empresa maringaense Contersolo, que fará o serviço pelo preço de R$ 1,3 milhão. O prefeito Silvio Barros (PP) deve homologar o resultado esta semana para que a Secretaria de Obras elabore o contrato que será firmado entre a construtora e o município.

Estudo feito pela Secretaria dos Transportes (Setran) no ano passado indicou que, com o fim das espinhas de peixe, serão eliminadas cerca de 350 das sete mil vagas para estacionamento na região central da cidade.

Publicidade

Obra pretende desafogar trânsito

A revitalização da Brasil pretende desafogar o trânsito da principal avenida comercial de Maringá. Com a retirada das "espinhas de peixe", os canteiros centrais terão gramados e passarão de cinco para três metros cada.

A revitalização também prevê o alargamento das pistas da via no trecho entre as praças Rocha Pombo e Sete de Setembro. A avenida deve ganhar mais duas faixas, passando de dez para onze metros de largura. Próximo aos pontos de ônibus, as faixas da esquerda serão exclusivas para o transporte coletivo.

O município também fará a instalação de pequenos pontos de ônibus ao longo da via, nos canteiros centrais. A expectativa da prefeitura é de que os ônibus passem pelos pontos a cada três minutos durante os horários de pico; tempo de espera que aumenta para sete minutos em outros horários. A obra deve durar aproximadamente seis meses.

Revitalização das praças

Publicidade

Além da instalação de pontos de ônibus, as praças podem receber outras melhorias, como Academias da Terceira Idade (ATIs) e a instalação de estabelecimentos comerciais, como cafeterias. O objetivo é revitalizar esses espaços.

As modificações devem ser feitas nas praças do Expedicionário, Sete de Setembro, José Bonifácio, Rocha Pombo, Souza Naves e Ivaí.