• Carregando...
O sistema de passe gratuito já atende 24 mil estudantes em Maringá | Ricardo Lopes/PMM
O sistema de passe gratuito já atende 24 mil estudantes em Maringá| Foto: Ricardo Lopes/PMM

E os menorzinhos...

Um problema identificado pela Setran no último cadastramento, e que deve se repetir agora, é o cadastro das crianças que estão ingressando no primeiro ano do ensino fundamental. Com o ensino de nove anos, adotado recentemente, os alunos entram na escola com apenas seis anos de idade e os pais não deixam que eles peguem o ônibus sozinhos. Acontece que o benefício da passe gratuito é garantido apenas para o aluno, e não para o responsável. "Muito alunos foram cadastrados, mas o que percebemos é que acabam não usando", explicou Oliveira.

Os estudantes da rede pública e privada de ensino de Maringá têm até o último dia de aula para devolver os cartões do passe livre estudantil. Este ano são aproximadamente 24,1 mil benefícios que precisam ser entregues às escola para serem repassados para a Secretaria de Trânsito (Setran). Quem perder o prazo ainda poderá devolver a partir de 14 de janeiro de 2010, mas nesse caso os alunos vão ter que interromper as férias e encarar filas. Ainda assim, correndo o risco de não estar com o cartão em mãos no início do próximo ano letivo.

Por isso, a recomendação é para que os beneficiários fiquem atentos para o último dia de aula na instituição onde estão matriculados. O estudante que entregar o cartão agora, além de não precisar se preocupar em janeiro, não terá que correr atrás do comprovante de matrícula para renovação do benefício, visto que a própria escola ou universidade se encarregam de apresentar esse documento para Setran. "O aluno que deixar na escola não terá que encarar fila e no 1º dia de aula já estará com o cartão na mão. Quanto mais tempo demorar, mas demora a devolução. A pressa é do próprio usuário", disse Heleno Cesar de Oliveira, coordenador do passe livre estudantil.

Não existe uma data limite geral, pois cada escola termina as aulas em dias diferentes. Já quem perder o prazo deve procurar o atendimento, que será em local novo em janeiro. A partir de 14 de janeiro, quem dormiu no ponto deverá se dirigir ao segundo piso do Terminal Rodoviário, na Avenida Tuiuti, 180. Devem levar o cartão, documentos de identificação, comprovante de residência e de matrícula, fornecido pela secretaria da instituição de ensino. O horário será de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Já os novatos precisam ir ao mesmo local, mas a data para o primeiro cadastro começa em 7 de janeiro. A documentação necessária é a mesma e a foto é tirada no local. Para 2009, a Setran percebeu um aumento de 1 mil novos usuários e para 2010 a expectativa de aumento é a mesma. Quem extraviou o cartão deve se dirigir à loja da Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) e pedir segunda via. Fica na Avenida Tamandaré, 655.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]