Engarrafamento e confusão. Foi o que se viu nas ruas próximas à Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta segunda-feira (23), primeiro dia útil de funcionamento de novos sentidos nas vias. As mudanças foram anunciadas na semana passada, mas mesmo assim, muitos motoristas foram pegos de surpresa. Desde o domingo (22), algumas ruas do Jardim Universitário sofreram alterações.
Ganharam sentido único em direção bairro/centro as Ruas Paranaguá e Bragança e no sentido centro/bairro as Ruas Prof. Lauro Weneck e Quintino Bocaiúva. As Ruas Osvaldo Cruz e Bragança serão agora direcionadas no sentido único leste/oeste e pela Rua Tietê, os carros seguem apenas na direção contrária.
"Eu não sabia da mudança. Hoje a Colombo estava congestionada, eu desci por aqui, mas está pior ainda. Eu preciso ir na UEM e não estou conseguindo achar um caminho para chegar", disse a estudante Pameli Silva. "Até se acostumar, vai ter muita gente que vai reclamar e não vai entender no momento, mas depois vai ser bom", disse outro condutor.
O tráfego intenso foi registrado na Avenida Paranaguá, que passou a ter sentido único em direção ao centro e que teve o trânsito congestionado por duas horas nesta manhã. Os técnicos na Secretaria de Trânsito (Setran) também ajustaram os semáforos no cruzamento da Paranaguá com a Colombo, na tentativa de melhorar a fluidez dos carros. O sinal verde deve ficar aberto por mais tempo.
De acordo com o secretário de transportes, a confusão era esperada neste primeiro dia útil depois das mudanças. "As mudanças são significativas e mexem muito com a vida das pessoas. Nem todos tiveram as informações necessárias para que possam pegar os itinerários corretos e rotas alternativas", disse Walter Luiz Guerlles. Mesmo assim, defende a implantação do chamado sistema binário. Segundo ele, com a conclusão da última etapa de mudanças em janeiro, a fluidez será significativa, vai permitir a sincronização dos semáforos e conversões à esquerda.
"O mais importante: que nesses primeiros dias, as pessoas que tenha dúvidas busquem mapas que a prefeitura está fornecendo, fiquem atentos aos comerciais na rádio e na televisão e a todas as informações para que não sejam prejudicadas", alertou Guerlles.
Com as mudanças de sentido nas vias o transporte coletivo também sofre alterações nas linhas 010, 021, 324 Thais, UEM e 428 E.
Próximas etapas
No dia 29 de novembro, a Setran concluirá as mudanças nas proximidades da Avenida Morangueira. A Rua Antonio Marin ficará no sentido único bairro/centro e a Rua Dr. Miguel Ferreira servirá para deslocamentos do centro para o bairro, bem como a Rua Ardinal Ribas. Duas vias na região seguem do oeste para leste: Rua Clementina Basseto e Alberto Byngton Jr. A Rua 10 de Maio segue na direção leste/oeste.
A 3ª etapa será concluída em 13 de dezembro nas ruas da Zona 2. No sentido centro/bairro ficará a Rua Vaz Caminha. No sentido bairro/centro os motoristas poderão seguir pelas Ruas Martin Afonso e pela São Marcelino Champagnat. No sentido leste/oeste, para quem segue do Parque Florestal para o Parque do Ingá, por exemplo, as alternativas são as Ruas Felipe Camarão, Santa Maria e Padre Germano José Mayer. No sentido contrário, as opções serão as Ruas Monte Pascoal, Antonio Salema, Dr. Arion Ribeiro do Campos e Fernandes Vieira.
Finalmente, a 4ª etapa será concluída com a implantação dos binários, em janeiro. As duas vias da Avenida Paraná e da Avenida Herval seguem na direção Colombo/Catedral e a Avenida Duque de Caxias a Avenida São Paulo terão todo o tráfego direcionado no sentido Catedral/Colombo.