A fase final da 57º edição dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocops) foi adiada por conta da Gripe A H1N1. O evento, que ocorreria no final desta semana, em Apucarana, Ibiporã, Londrina, Marialva, Rolândia e Maringá, começará apenas nos dias 28 e 30 de maio, conforme a cidade. A informação foi divulgada pela Paraná Esportes, que organiza o evento, na terça-feira (18).
Ao todo, 9,3 mil atletas vão participar da competição. A preocupação da organização se deve ao fato de que, como os atletas têm entre 12 e 17 anos, muitos podem não ter recebido a vacina contra a gripe A, porque não fazem parte dos grupos prioritários destacados pelo Ministério da Saúde para a imunização gratuita contra a doença.
Segundo assessoria de imprensa da Paraná Esportes, a entidade está aguardando a divulgação das recomendações do Departamento de Vigilância e Controle em Agravos Estratégicos (Deca), da Secretaria de Estado da Saúde, sobre precauções para diminuir a propagação do vírus que causa a doença.
Para evitar o contágio, a Paraná Esporte já tomou medidas como a redução do número de atletas nos alojamentos e a exclusão das disputas dos professores ou atletas que estejam com sintomas de doença respiratória há até 14 dias.
Em Maringá, haverá disputas de atletismo, judô, ciclismo, tênis de mesa e bocha.
Fera com Ciência
O Jocops não é o primeiro evento adiado por conta da Gripe A. As secretarias de Estado de Saúde (Sesa) e da Educação (Seed) cancelaram a etapa de Maringá do "Fera com Ciência", festival envolvendo diversas oficinas para os estudantes da rede pública, há uma semana. A decisão foi tomada por conta do número acentuado de casos da Gripe A no município.
Segundo a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá, Vera Lúcia Baroni, a medida foi tomada após uma reunião envolvendo as duas secretarias. "Diante de tantos casos e do perigo de contágio neste período de inverno, decidimos por bem cancelar o Fera", explicou ao JM.
Não há ainda previsão de uma outra data para o evento. Originalmente, o evento ia ocorrer entre 17 e 21 de maio, reunindo cerca de 1,5 mil estudantes e 275 professores no Colégio Estadual Gastão Vidigal.
Na sexta-feira (15), a Secretaria da Saúde de Maringá divulgou que o município tinha 16 casos positivos de Gripe A.