O amistoso internacional entre Grêmio Maringá e Club Índios, do México, está ameaçado de ser cancelado. O time brasileiro não conseguiu viajar na noite de quarta-feira (6), conforme o previsto, e agora não encontra passagens aéreas em número suficiente para as 30 pessoas que compõem a delegação. O assessor de imprensa do clube, Luiz Carlos Zinho, diz que a realização da partida na data prevista, o próximo domingo (10), é "inviável" e que, na tarde desta sexta-feira (8), os dois times anunciarão o que vão fazer.
De acordo com Zinho, os problemas começaram com os vistos mexicanos, necessários para o ingresso no país, que só chegaram a Maringá na quinta-feira (7), o que impediu o embarque na quarta, conforme o previsto. Além disso, houve problemas com os passaportes de quatro atletas. A situação foi normalizada nas últimas horas. Ele acrescenta que viajar agora exporia a delegação a um desgaste muito grande, pois o voo dura quase 13 horas.
Os maringaenses iriam de ônibus até Garulhos-SP, onde embarcaria rumo à Cidade do México, em um voo da empresa Aeromexico. De lá, seguiriam em um novo voo para Juarez, cidade do Indios. A partida ocorreria no Estádio Olímpico Benito Juárez, às 13h (18h no horário de Brasília).
O problema se agrava porque o time mexicano já iniciou a venda de ingressos e também fez um acordo com uma emissora de televisão local para a transmissão da partida.
Expectativa mexicana
No site do time mexicano, a torcida gremista de Maringá é comparada com equipes como Corinthians e Flamengo, graças ao "tri campeonato obtido pelo time entre 1963 e 1965 e sua participação na Copa Libertadores, em 1970". O detalhe é que o Grêmio não obteve o título estadual de 1965 e não disputou a Libertadores devido a uma decisão da então CBD (Confederação Brasileira de Desportos), que não enviou um representante brasileiro.
De acordo com a assessoria de imprensa do Indios, a partida será a última de quatro amistosos que a equipe mexicana fará antes do início do torneio Clausura, o returno do campeonato nacional. O "Club de Futbol Indios", que disputa a primeira divisão, encerrou a temporada 2009 na 18ª e última colocação do torneio Apertura, o primeiro turno do campeonato mexicano. O time somou apenas seis pontos em 17 jogos, com seis empates e 11 derrotas.
O jogo seria o primeiro de uma série de grandes amistosos prometidos pelo presidente do Grêmio, Aurélio Almeida, desde que apresentou o ex-jogador Muller como técnico do clube. Até agora, a equipe só enfrentou um combinado de jogadores de Marialva (município de pouco mais de 30 mil habitantes, vizinho de Maringá.), encerrando o jejum de quatro anos longe dos gramados. Ainda segundo a assessoria do Grêmio, a série de partidas deve ser anunciada no final de fevereiro.