O índice de infestação do mosquito da dengue em Maringá atingiu 2%, o dobro do valor aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os números do novo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Lira) foram apresentados nesta segunda-feira (11) pela Prefeitura de Maringá. No levantamento anterior realizado em dezembro, o índice geral de infestação foi 1,5%.
A região de Iguatemi, o Santa Terezinha e o Jardim São Domingos apresentaram 4,6% de infestação, índice considerado de alto risco. "Este dado mostra que ainda há pessoas que não estão fazendo sua parte", lamentou o secretário da Saúde, Antonio Carlos Nardi, em nota encaminhada pela Prefeitura à imprensa. "[Moradores] Continuam abandonando copos descartáveis, sacos plásticos, tampinhas de garrafa, papéis de bala, lonas e todo tipo de objeto que acumula água."
A maioria dos bairros está entre as áreas de médio risco para infestação. O Champagnat, Conjunto Paulino, Branca Vieira, Jardim Oásis e Pinheiros apresentaram índice de 2,8%. Bairros como o Herman Moraes de Barros, Parque dos Bandeiras, Quebec, Eldorado, Duzentão, Grevíleas, Jardim Aurora, Itaipú, Conjunto Inocente Vila Nova Junior, Cidade Alta, Tarumã e Porto Seguro apresentaram índices um pouco menores, mas também com médio risco.
Segundo Nardi, o risco é ainda maior por conta do período de chuva atrelado às temperaturas quentes. "Estamos em um período de muita chuva e altas temperaturas e mesmo assim a média subiu para 2%. São números preocupantes. É um alerta para que toda a sociedade se mobilize", declarou.
Além da infestação, a prefeitura indicou os bairros com mais casos confirmados de dengue. O Porto Seguro, com 60 confirmações, liderou no quesito. Zona 8 (54), Vila Bosque (30), Itaparica (22) e Universo (22) também apareceram com mais de 20 casos da doença.
Casos confirmados de dengue crescem mais de 40% em uma semana
Os casos confirmados de dengue em Maringá cresceram 42% na última semana. Segundo os dados apresentados na sexta-feira (8) pela Prefeitura de Maringá, foram contabilizadas 407 confirmações neste ano na sexta-feira (1º) da semana retrasada o número era de 287.