Simon Joseph Fraser (1871-1933) era um típico aventureiro inglês. Ele teve título de nobreza, realizou safáris pela África, colecionou espécies raras de pássaros, cultivou algodão no Sudão, foi membro do exercito britânico e participou até de diversas expedições em regiões inóspitas pelo mundo. Como era técnico em agricultura, foi convidado para compor a Missão Montagu, cuja caravana aportou no Brasil em dezembro de 1923.
A missão foi liderada por Lord Edwin Samuel Montagu, ex-secretário de finanças do tesouro da Inglaterra. Entre os integrantes estava também Sir Charles Addis, diretor do Banco da Inglaterra e presidente do Hong-Kong and Shangai Banking; Sir Hartley Witlhers, Conde de Londres, além, é claro, de Lord Lovat. O objetivo dessa missão gera controvérsia entre os historiadores. Após encontros empresariais e políticos no Rio de Janeiro e São Paulo, Lord Lovat rumou para o Paraná, em janeiro de 1924, a fim de negociar terras e estradas de ferro com Antônio Barbosa Ferraz Júnior.
O engenheiro Gastão de Mesquita Filho foi o responsável pelo encontro entre Lord Lovat e os proprietários do empreendimento, entre os quais Ferraz Júnior. O engenheiro chamou a atenção de Lovat para as terras pouco exploradas na região, citando que seria interessante comprar e prolongar a ferrovia. Ele mesmo garantiria o escoamento das madeiras e outros produtos pelo porto de Santos para a Inglaterra, pois era o responsável pelo projeto da linha férrea. Com isso, a linha férrea valorizaria as terras em torno dos patrimônios, impulsionando a produção agrícola.
Ao acatar a sugestão de Mesquita, a atuação de Lord Lovat na região fez brotar uma das maiores empresas de capital privado instaladas no Brasil. Em setembro de 1925, nasceu na Inglaterra a Paraná Plantantion Limited, tendo como subsidiária no Brasil e a Companhia de Terras do Norte do Paraná.
Lord Lovat foi um empreendedor que desempenhou papel fundamental na colonização do norte do Paraná. Em uma de suas últimas viagens à região, em 1931, acompanhou a vinda do então príncipe de Gales. Simon Joseph Fraser faleceu dois anos depois, deixando seu nome a um município que mais tarde foi rebatizado de Mandaguari, a diversas ruas e avenidas e a um dos mais luxuosos restaurantes de Maringá.
Fonte:Acervo Maringá Histórica / Museu Bacia do Paraná / Companhia Melhoramentos Norte do Paraná / História é Informação
* Miguel Fernando escreve aos sábados na Gazeta Maringá. Ele é bacharel em Turismo e Hotelaria e especialista em História e Sociedade do Brasil. É instituidor do Projeto Maringá Histórica, o qual se estende na coluna publicada na Gazeta Maringá e em outra, produzida para a Revista ACIM
Deixe sua opinião