Casos de Gripe A (H1N1) em Maringá este ano
- Notificados - 617
- Positivos - 16
- Negativos - 31
- Hospitalizados 12 (3 em UTI)
- Óbito 1 (sexo masculino, 23 anos)
Apesar da morte e da suspeita de que a vítima não teria sido vacinada, a Secretaria de Saúde de Maringá informou que a meta de vacinação determinada pelo Ministério da Saúde foi superada com duas semanas de antecedência.Considerando todos os grupos, o governo federal estipulou que 157 mil pessoas fossem imunizadas. No entanto, de acordo com o último levantamento, divulgado nesta sexta-feira (7), 176,2 mil vacinas já foram aplicadas na cidade - 12% a mais que a meta.
A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou na tarde desta sexta-feira(7) a primeira morte por gripe A este ano na cidade. A vítima foi o estampador Rodrigo Rosa Bonjorno, que completava 24 anos exatamente no dia da morte. Ele estava internado há 13 dias no Hospital Santa Casa e morreu na madrugada desta sexta. A família registrou um boletim de ocorrência na 19ª Subdivisão de Polícia Civil e pretende processar o hospital e um médico por negligência. Muito abalada, a tia do rapaz afirmou que Bonjorno teria ido várias vezes até o hospital, mas o médico apontava que o rapaz teria apenas uma infecção de garganta, liberando o paciente, sem fazer o exame de gripe A.
Em entrevista para o JM, a mulher da vítima, Flávia Alessandra Bonjorno, informou que implorou ao médico para que fizesse o exame, mas que ele não teria achado necessário. "Eu implorei para eles, mas eles recusaram, dizendo que sabiam o que estavam fazendo e que o Rodrigo estava apenas com gripe comum. Eles só aceitaram fazer o exame quando ele estava bem mal", explicou Flávia, que teria pago R$ 160 pelo exame. Ela e Rodrigo estavam casados há seis meses.
Segundo a assessoria de comunicação do hospital, todos os procedimentos exigidos pela Vigilância Epidemiológica foram realizados. Registros da Santa Casa indicam que Bonjorno foi atendido no local nos dias 20 e 24 de abril, sendo internado no dia 25. Ainda de acordo com o hospital, a mãe do paciente teria informado ao médico que ele não foi vacinado conta a Gripe A (H1N1). O JM questionou a tia de Rodrigo, que não soube confirmar a informação. Segundo informações do Serviço Funerário Prever, o sepultamento será as 17 horas no cemitério municipal.
Somente neste ano, a Secretaria de Saúde notificou 617 casos suspeitos em Maringá. Foram confirmadas 16 pessoas com a doença. Doze pessoas foram hospitalizadas e três estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No ano passado, 13 pessoas morreram vítimas da gripe A no município.
Casos no Paraná
De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)- no dia 26 de abril - o Paraná estava com 951 casos confirmados. Até então, dez pessoas tiveram complicações e morreram. Segundo assessoria da pasta, um novo boletim deve ser divulgado na próxima segunda-feira (10).
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast