O município de Maringáfechou nesta sexta-feira (26) a primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil, com 20.306 crianças vacinadas. O número representa 101,88% da meta, que era vacinar 19.931 crianças com idade até 5 anos. De acordo com a enfermeira coordenadora de vacinação em Maringá, Edlene Loureiro Aceti Goes, a cidade passou dos 100% porque crianças de municípios vizinhos devem ter se imunizado na cidade.
O Ministério da Saúde exige que pelo menos 95% das crianças de todas as cidades do país recebam a gotinha. Essa meta foi atingida por Maringá na última terça-feira (23).
Cerca de 18.650 crianças (93,5% do público-alvo) foram vacinadas no último sábado, quando a campanha deveria ter sido encerrada. A vacinação foi prorrogada até sexta para que a meta do Ministério fosse atingida.
A segunda etapa da campanha de vacinação vai ocorrer no dia 22 de agosto. Edlene afirma que é indispensável vacinar todas as crianças com até 5 anos, inclusive as que receberam a gotinha na primeira etapa. "É um reforço. O Ministério da Saúde realiza estas duas etapas para não ter o risco de a doença voltar ao país."
O último caso de paralisia infantil no estado aconteceu há 23 anos. A poliomielite é uma doença que atinge o sistema nervoso central, podendo deixar sequelas e até levar à morte.
Outros municípios
A vacinação contra a paralisia infantil também foi prorrogada nos outros municípios do Estado, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). No último sábado, 659.168 crianças foram vacinadas - o que corresponde a 84,9% do total. Em todo o Paraná, segundo a Sesa, deveriam ter sido vacinas 775.650 crianças.