Nesta quarta-feira (26) Maringá deve receber a primeira visita de um membro da delegação japonesa de futebol com foco na avaliação da cidade como possível centro de treinamento para a Copa do Mundo de 2014.
Após ser desclassificada da Copa das Confederações, a delegação abriu a agenda para conhecer melhor alguns locais e, segundo o diretor do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau (MRC&VB), Fernando Rezende, partiu da própria comitiva japonesa a iniciativa de visitar a cidade. "Eles nos ligaram e fizeram questão de vir para Maringá. Isso nos deixou muito contentes e otimistas."
De acordo com Rezende, durante a visita deverá ser realizada uma vistoria no Estádio Willie Davids, na região da Vila Olímpica, hotéis, e demais áreas que sejam decisivas para a seleção conhecer a potencialidade da cidade para ser o centro de treinamento.
Há três anos foi fundado o Comitê Maringaense Copa 2014 que se reúne periodicamente para promover ações com o objetivo de estreitar o contato com as seleções e fazer o convite para conhecerem a cidade. Em 2012, eles estiveram no Japão com o foco de prospectar Maringá como centro de treinamento, e em outubro deste ano devem retornar ao país para reforçar a proposta.
"A visibilidade que a cidade pode ter é muito grande. A vinda da seleção para cá vai colocar nosso centro da Vila Olímpica em evidência no mundo esportivo, mostrando o potencial da cidade para receber grandes eventos", ressaltou Rezende. "A cidade só tem a ganhar e o turismo de eventos só tem a crescer", concluiu.
Primeira reunião despertou interesse dos japoneses
Os representantes da Comitê Maringaense Copa estiveram reunidos com membros da Associação Japonesa de Futebol (JFA Japan Football Association), no último dia 13 em Brasília (DF), onde a seleção asiática estava hospedada para disputar a Copa das Confederações.
A comissão passou informações que mostraram o potencial da cidade para receber a seleção, citando, inclusive, a cultura nipônica que é representativa em Maringá. O grupo foi recebido pelo vice-presidente executivo da JFA, Tashima Kohzo. De acordo com o prefeito Roberto Pupin, Kohzo citou que dentre todas as cidades que eles conheceram, duas chamaram a atenção. O vice-presidente, no entanto, não citou os nomes.
O deputado federal Luiz Nishimori (PSDB), que também participou da reunião, declarou na ocasião que a decisão de uma possível visita pode sinalizar o interesse dos membros pelo Município. "Pela conversa, tenho certeza que vão querer conhecer a cidade. Disseram que tudo isso ainda depende da tabela e de qual sede disputarão os jogos", comentou. O sorteio dos grupos da Copa do Mundo será em 6 de dezembro, quando todos os classificados já forem conhecidos.