Exames só para casos graves
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou nesta sexta-feira (3) que os exames laboratoriais para confirmação de Influenza A, a nova gripe, serão feitos somente nos "casos graves", ou em amostras, como é o caso de surtos localizados - em empresas ou escolas, por exemplo.
"A orientação é para que as pessoas, ao sentirem sintomas de gripe, procurem seu médico mais próximo, como sempre fizeram. Não há nenhuma relação entre fazer ou não o exame de diagnóstico com a evolução da doença", disse Temporão.
A Secretaria de Saúde de Maringá confirmou na manhã desta sexta-feira (3) o primeiro caso de gripe A H1N1 no município. O paciente tem 16 anos, é do sexo masculino e manteve contato com familiares oriundos da Argentina, que já tem 44 mortos.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Antonio Carlos Nardi, o adolescente permaneceu em casa durante todo o tempo e já terminou o período de transmissão, ou seja, ele não corre o risco de passar a gripe para outras pessoas. O caso dele não é grave, o garoto não precisou de internação e já não apresenta mais nenhum sintoma.
Outras 11 pessoas estão sendo monitoradas em Maringá e cinco casos suspeitos já foram descartados. O último descarte ocorreu na tarde desta sexta-feira (3).
O Paraná tem agora 31 casos confirmados da nova gripe - até esta quinta (2), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) já havia confirmado 26 contaminações.Além de Maringá, dois novos casos foram registrados na região de Curitiba e outros dois são da região de Ponta Grossa.
O exame que confirmou a contaminação em Maringá foi enviado nesta sexta pela Superintendência de Vigilância em Saúde da Sesa à Secretaria Municipal de Saúde, que divulgou nota oficial afirmando que o paciente "apresenta ótima evolução clínica."
A nota da secretaria informa ainda que um caso que estava sendo monitorado foi descartado. Na última quinta (2) dois casos suspeitos também haviam sido descartados, entre eles o de uma aluna do curso de Turismo do Cesumar, que chegou a suspender as aulas. As aulas foram retomadas na última terça (30).
A última contagem do órgão estadual dava conta de que na região de Curitiba havia 17 casos confirmados. As demais regiões do estado com casos da doença são: Ponta Grossa (5), Foz do Iguaçu (2), Londrina (1), Cascavel (1), Toledo (1), Pato Branco (1), Apucarana (1), Umuarama (1) e Maringá (1).
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”