Como fazer
Após fazer o agendamento pela internet, o eleitor deverá comparecer ao Fórum Eleitoral com um documento oficial com foto e filiação, além de um comprovante de residência recente. O Título de Eleitor não é necessário. O eleitor terá todas as digitais das mãos coletadas, além de uma assinatura digital e de uma foto para compor o banco de dados.
De acordo com o TRE, o processo tem o objetivo de garantir a segurança e evitar fraudes durante as eleições.
O TRE esclareceu que mesmo os eleitores que possuem pendências com a Justiça Eleitoral ou pretendem realizar a transferência do título poderão realizar o recadastramento biométrico normalmente.
Eleitores de Paiçandu, na Região Metropolitana de Maringá (RMM), podem fazer o recadastramento biométrico no próprio município desde segunda-feira (4). Segundo reportagem da RPC TV Maringá, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) abriu uma unidade provisória na Avenida Ivaí, 768, evitando, assim, que os moradores tenham de vir à sede em Maringá.
A unidade provisória vai funcionar até 25 de julho, sempre das 10 horas às 17 horas, com previsão de 350 atendimentos por dia. Paiçandu tem aproximadamente 25 mil eleitores.
Em Maringá, atendimento vai até outubro
Em Maringá, o atendimento segue até 4 de outubro no Fórum Eleitoral. O agendamento ocorre exclusivamente pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Pessoas que não fizerem o agendamento também podem fazer o recadastramento, mas correm o risco de enfrentar filas.
Os eleitores que não fizerem o recadastramento terão os títulos cancelados. Neste caso, o cidadão ficará impedido de tirar passaporte ou Cadastro de Pessoa Física (CPF), de participar de concursos públicos, de assumir cargos após aprovações em concursos, entre outras restrições.