Dados do Detran mostram que a cidade tem hoje 121,7 mil carros - quase 10 mil a mais do que há um ano| Foto: Ricardo Lopes/PMM

Com a mudança no sentido de noves ruas da Zona 02, feita no último domingo (13), o motorista de Maringá deve ficar atento à nova sinalização, em especial nos arredores do Colégio Marista e do Instituto de Educação Estadual. Quem faz a recomendação é o secretário de Transportes, Walter Guerlles. Também é preciso estar alerta ao se passar pela Zona 10, onde foi liberado, nesta segunda-feira (14), o tráfego na Via Expressa, trecho de 1,8 quilômetro entre as avenidas Pedro Taques e Tuiuti.

CARREGANDO :)

As modificações na Zona 02 compõem a terceira etapa da implantação do sistema binário em Maringá, que dará sentido único às avenidas Paraná, Duque de Caxias, Herval e São Paulo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não foram registrados acidentes nas ruas onde houve mudança. O Colégio Marista fica na Rua Marcelino Champagnat, 130. O Instituto de Educação Estadual se localiza na Rua Martim Afonso, 50.

Com a alteração, a Rua Vaz Caminha ficou no sentido centro/bairro. No sentido bairro/centro os motoristas podem seguir pelas ruas Martin Afonso e São Marcelino Champagnat. No sentido leste/oeste, para quem segue do Parque Florestal para o Parque do Ingá, por exemplo, as alternativas são as Ruas Felipe Camarão, Santa Maria e Padre Germano José Mayer. No sentido contrário, as opções são as ruas Monte Pascoal, Antonio Salema, Dr. Arion Ribeiro do Campos e Fernandes Vieira.

Publicidade

De acordo com Guerlles, é preciso atenção nos arredores das escolas porque, além de ali haver fluxo intenso de veículos, crianças e jovens estão expostos aos riscos causados pelo tráfego de automóveis. "Para evitar acidentes, mais de 30 agentes estão fazendo um trabalho ostensivo de orientação, que só será terminado quando a equipe da Setran julgar que a presença deles não é mais necessária", afirma o secretário.

Já a abertura da Via Expressa é feita para aliviar o tráfego nas avenidas Colombo, Mauá, Bento Munhoz e Brasil, vitais para a locomoção na cidade. Nesta segunda (14), também foi liberado o tráfego na transposição da via férrea sobre os viadutos das avenidas Gaspar Ricardo e Rebouças. Guerlles diz que ainda é cedo para uma avaliação das mudanças, mas reforça a recomendação de atenção. "O motorista precisa lembrar do tempo em que estava na autoescola: é necessário sempre estar atento às placas de sinalização. Se isso for feito, tenho certeza que não teremos problemas".

Sistema binário é aposta para desafogar trânsito

O sistema binário é a aposta da Prefeitura de Maringá para desafogar o trânsito da cidade, que tem a maior frota proporcional de automóveis do estado. A implantação está sendo feita em quatro etapas. A primeira foi concluída em 22 de novembro, centrada nas ruas do Jardim Universitário. Uma semana depois, no dia 29, a Setran concluiu as mudanças nas proximidades da Avenida Morangueira.

A quarta e ultima etapa será concluída com a implantação dos binários, em janeiro. As duas vias da Avenida Paraná e da Avenida Herval seguem na direção Colombo/Catedral e a Avenida Duque de Caxias a Avenida São Paulo terão todo o tráfego direcionado no sentido Catedral/Colombo.

Publicidade

Caso a implantação do binário não atinja os resultados esperados, o vereador Wellington Andrade (RPR) diz que irá apresentar uma proposta de adoção de rodízio de veículos em Maringá. O rodízio seria baseado nos dois números finais das placas e valeria somente para automóveis.

Veja também
  • Terceira etapa do Sistema Binário será implantada no domingo
  • Via Expressa será liberada na segunda-feira
  • Semana começa com mudanças no trânsito de Maringá
  • Conheça o sistema binário que funcionará em Maringá a partir de janeiro